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O campo universitário na UFMG (Brasil) e na UBA (Argentina)
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Palavras-chave

Campo universitário
Capital científico
Capital pedagógico
Docência universitária

Como Citar

CONCEIÇÃO, Juliana Santos da; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. O campo universitário na UFMG (Brasil) e na UBA (Argentina): o embate entre capital científico e capital pedagógico . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023011, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8661946. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661946. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o campo universitário no Brasil e na Argentina a partir de um estudo comparado de ações de desenvolvimento profissional docente realizadas em uma universidade pública em cada um desses países. Apoiamo-nos em estudos de Bourdieu para discutir o conceito de campo e, a partir dele, o capital científico e o capital pedagógico no campo universitário. O percurso metodológico adota uma abordagem qualitativa atrelada aos princípios da pesquisa comparada. No conjunto, a análise comparada apresentada nesta pesquisa nos revela campos universitários com acentuadas distinções no que se refere ao valor dado aos capitais envolvidos em cada campo e essas diferenças têm relação direta com o lugar em que as ações de desenvolvimento profissional ocuparão na universidade. Defendemos a existência de um outro capital dentro desse campo, que não o capital científico, já amplamente discutido por Bourdieu, e acreditamos que, com uma outra configuração do campo universitário, o capital pedagógico pode vir a ocupar um lugar de prestígio dentro dele.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8661946
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