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A dinamização de vivências lúdicas nas aulas de pesquisa e estágio em educação infantil
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Palavras-chave

Encontros formativos
Ensino-aprendizagem
Estágio supervisionado
Problematização
Relação dialógica
Vivências lúdicas

Como Citar

OLIVEIRA, Sandra Alves de; PRADO, Jany Rodrigues; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. A dinamização de vivências lúdicas nas aulas de pesquisa e estágio em educação infantil . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023041, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8663785. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663785. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Nos processos formativos de professores, a dinamização de vivências lúdicas constitui-se uma estratégia teórico-metodológica na ação de ensino-aprendizagem dos fundamentos da educação infantil no âmbito da formação e prática docente de futuros professores que se encontram com o outro nos espaços da universidade e da escola de educação básica para compartilhamento de saberes, experiências e aprendizagens da docência. Esses momentos serão narrados neste relato de experiência que tem por objetivo analisar os sentidos da dinamização de vivências lúdicas na formação e prática docente de futuras professoras que participaram das diferentes metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas nas aulas de Pesquisa e Estágio em Educação Infantil pelas professoras formadoras desse componente curricular, pela bolsista de ensino e pelas estudantes do 6.° semestre do turno matutino do curso de Pedagogia do Departamento de Educação (DEDC) de Guanambi, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no primeiro semestre de 2018. As vivências lúdicas durante as aulas constituíram-se em um importante momento de reflexão sobre como as acadêmicas poderiam pensar seu planejamento para as crianças da educação infantil, etapa na qual teriam que realizar as atividades de estágio. É importante pensar a formação docente a partir da relação teoria e prática, do trânsito entre universidade e educação básica, da indissociabilidade dos saberes curriculares, acadêmicos e experienciais.

 

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8663785
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