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Contribuições da literatura sobre o início da docência em nível superior
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Palavras-chave

Ensino superior
Professores
Literatura
Educação
Universidade

Como Citar

ZOTESSO, Marina Cristina; CALAIS, Sandra Leal; GIMENIZ-PASCHOAL, Sandra Regina. Contribuições da literatura sobre o início da docência em nível superior . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023018, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8663929. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663929. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

O docente ocupa um papel de extrema importância ao longo da história, capaz de propagar o conhecimento nas mais distintas fases da vida e contribuir para o senso crítico e de formação pessoal e profissional dos indivíduos. Assim, ressalta-se não somente a notoriedade do mesmo, como também as variáveis consequentes atribuídas ao professor iniciante em nível superior, que caminha de um percurso vindo da pós-graduação e ingressa no ensino superior. O presente estudo teve por objetivo averiguar a partir de um levantamento bibliográfico não sistemático, publicações cientificas que abordassem as variáveis envoltas no processo de ensino do docente universitário iniciante, bem como as que acarretam adoecimento e dificuldades de lecionar. Para tal utilizou-se a base de dados Scielo, e busca de artigos entre 2015 a 2019 com seis descritores específicos. Como resultados obteve-se três tabelas dos quatro artigos selecionados na busca, as quais ampliaram os conceitos de 1) Docência, 2) Dificuldades no lecionar e 3) Formas de adoecimento enquanto professor universitário. Os dados obtidos explanam a ideia de que em tal âmbito ocupacional há consequências que se estendem do local de trabalho, ampliando-se para a vida pessoal, como níveis de estresse, ansiedade, depressão, em função de pressões, cobranças e excesso de trabalho exigidos em especial para o docente iniciante. Ressalta-se, por fim, a necessidade de maiores estudos na área, em especial de cunho empírico, podendo contribuir não somente para a comunidade científica, como para ampliação de qualidade de vida aos professores novatos.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8663929
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