Internacionalização e Ensino Superior

um estudo comparativo entre as percepções de estudantes brasileiros e norte-americanos sobre a realidade das instituições de Ensino Superior brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8664364

Palavras-chave:

Ensino superior, Internacionalização , Estudantes internacionais, Instituições de ensino superior brasileiras

Resumo

Introdução/Objetivo: Em tempos de intensificação global da internacionalização no ensino superior e sua importância para as instituições de ensino, esta pesquisa aborda esse tema complexo, sujeito a múltiplas interpretações e percepções, por meio de uma investigação realizada sobre as convergências e divergências de compreensão e percepções dos alunos sobre a realidade das instituições de ensino superior brasileiras. Metodologia: A pesquisa foi realizada em quatro grandes instituições de ensino superior (IES) brasileiras e seus alunos de graduação nacionais e internacionais. A análise foi realizada por meio de pesquisa exploratória, descritiva, analítica, interpretativa e qualitativa. A estratégia utilizada para a consolidação e apresentação dos dados foi um estudo comparativo entre esses dois grupos. Resultados: Dos resultados obtidos, concluiu-se que existe uma forte ligação entre internacionalização e globalização, mobilidade, presença de uma língua estrangeira nas atividades das IES e das parcerias. Embora esteja em amadurecimento, persistem as múltiplas interpretações para a internacionalização do ensino superior. Identificam-se diferentes perspectivas sobre temas e realidades em relação ao Brasil e aos Estados Unidos. Estudantes estrangeiros dão mais importância ao Brasil depois de morar no país. Conclusão: A pesquisa mostrou que os brasileiros têm a percepção de que o Brasil está atrás do contexto global no ensino superior, enquanto para os norte-americanos o Brasil está alinhado, destaca-se a percepção mais positiva dos norte-americanos. Não há consenso sobre o "fim" comum para a internacionalização universitária. A pesquisa também demonstrou uma percepção de uma glamourização em relação à internacionalização das IES e que aprender um novo idioma é essencial para a educação internacional.

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Biografia do Autor

Renato Pereira Lima de Carvalho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Diretor da USAC no Brasil (Florianópolis, Santa Catarina, BR).

Mario Cesar Barreto Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, BR).

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  • Reconhecimentos: Não aplicável.
  • Financiamento: Não aplicável.
  • Conflitos de interesse: Os autores certificam que não têm interesse comercial ou associativo que represente um conflito de interesses em relação ao manuscrito.
  • Aprovação ética: Sim
  • Disponibilidade de dados e material: Não aplicável.
  • Contribuições dos autores: Conceituação, Curadoria de Dados, Análise Formal, Investigação, Metodologia, Administração de Projetos, Recursos,  Supervisão, Visualização, Redação – rascunho original: Cardoso, S. S; Nakamoto, P.T.; revisão & edição: Cardoso, S. S; Nakamoto, P.T

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Publicado

2022-10-30

Como Citar

CARVALHO, R. P. L. de .; MORAES, M. C. B. . Internacionalização e Ensino Superior: um estudo comparativo entre as percepções de estudantes brasileiros e norte-americanos sobre a realidade das instituições de Ensino Superior brasileiras. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024009, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8664364. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8664364. Acesso em: 27 jan. 2023.