Banner Portal
Resiliência docente e alternância pedagógica na aprendizagem dos professores iniciantes
PORTUGUÊS
ENGLISH
ÁUDIO

Palavras-chave

Ensino Superior
Professor iniciante
Cursos de licenciatura
Aprendizagem docente
Contextos emergentes

Como Citar

BRAUN, Jordana Rex; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Resiliência docente e alternância pedagógica na aprendizagem dos professores iniciantes: os movimentos em meio aos contextos emergentes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023010, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8664900. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8664900. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, apresentamos discussões resultantes da pesquisa “Professor iniciante nas licenciaturas e os contextos emergentes: aprendizagem para/na docência”, cujo foco é a aprendizagem docente do professor iniciante de licenciatura na perspectiva dos contextos emergentes. Para isso, buscamos responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são os movimentos produzidos pelos professores iniciantes nos processos de aprender a docência nas licenciaturas, em meio aos contextos emergentes. Como aporte teórico-metodológico, utilizamos, neste artigo, Bolzan (2009, 2012, 2016), Isaia e Bolzan (2009), Isaia (2006), Morosini (2014), Tardif (2014), Imbernón (2009), entre outros autores. A pesquisa é qualitativa narrativa sociocultural. Realizamos entrevistas, a partir de tópicos guia, com professores iniciantes que atuam nos cursos de licenciatura de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Sul. A partir das narrativas, evidenciamos as categorias docência e processos formativos que, perpassadas pelos contextos emergentes, configuram a aprendizagem docente dos professores iniciantes. Esses contextos emergentes se colocam como desafios frente à dinamização dos conhecimentos universitários, das exigências da profissão e da especificidade dos cursos de formação de professores. Assim, a docência se complexifica na medida em que as transformações da sociedade emergem na aprendizagem docente, na qual os movimentos de alternância pedagógica e resiliência docente implicam no processo de aprender a docência do professor iniciante que atua como formador de formadores.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8664900
PORTUGUÊS
ENGLISH
ÁUDIO

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo, SP: HUCITEC Editora, 2006.

AUTORA. Professor iniciante nas licenciaturas e os contextos emergentes: aprendizagem para/na docência. 2020. 241 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, ano.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. 2. ed. Porto Alegre, RS: Editora Mediação, 2009.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Aprendizagem docente e processos formativos: movimentos construtivos da educação básica e superior. Relatório final do projeto de pesquisa interinstitucional e integrado, registro no GAP nº 025821, CNP/q/PPGE/CE/UFSM, 2012.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria Aguiar.; MACIEL, Adriana, Moreira Rocha. Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 13, n. 38, p. 49-68, jan.abr. 2013.

CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.

CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Relatos de experiência e investigación narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.

CUNHA, Ana Maria de Oliveira; BRITO, Taita Talamira Rodrigues; CICILLINI, Graça Aparecida. Dormi aluno (a)... acordei professor (a): interfaces da formação para o exercício do ensino superior. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29, 2006, Caxambu/MG. Anais... Caxambu/MG: Anped, 2006, p. 1-15.

CUNHA, Jorge Luiz et al. Reforma universitária e políticas públicas de Educação Superior no Brasil: a trajetória na UFSM. In: ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas (Org.). Pedagogia universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2009.

CUNHA, Maria Isabel. O campo da iniciação à docência universitária como um desafio. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33, 2010, Caxambu/MG. Anais... Caxambu/MG: Anped, 2010, p. 1-11.

CUNHA, Maria Isabel.; ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 189-197, set./dez. 2010.

FELDKERCER, Nadiane. A transição de estudante a professor universitário. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, ano 23, n. 38, jan./jul. 2018.

FREITAS, Maria Tereza de Assunção; RAMOS, Bruna. S.. (Org.). Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora, MG: Editora UFJF, 2010.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2002.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Trajetória pessoal. In: MOROSINI, Marilia Costa. (Ed.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: glossário v. 2. Brasília, DF: INEP, 2006.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Trajetória de formação. In: MOROSINI, Marilia Costa. (Ed.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: glossário v. 2. Brasília, DF: INEP, 2006a.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Trajetórias da docência: articulando estudos sobre os processos formativos e a aprendizagem de ser professor. In: ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. (Org.). Pedagogia universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2009.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha, BOLZAN, Doris Pires Vargas. Pedagogia universitária: desafio da entrada na carreira docente. Educação. v. 36, n. 3, p. 425-440, set./dez. UFSM, Santa Maria, RS, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ reveducacao/article/view/2978/2422. Acesso em: 11 nov. 2019.

KENSKI, Vani. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, set./dez. 2003. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6419/6323 Acesso em: 22 set. 2020.

LARROSA, Jorge et al. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.

MOROSINI, Marilia Costa. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP: 2014. v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v19n2/a07v19n2.pdf. Acesso em 03 out 2019.

MOROSINI, Marilia Costa.; NASCIMENTO, Lorena Machado. Internacionalização da educação superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v33/1982-6621-edur-33-e155071.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.

PIMENTA, Selma Garrido.; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 5. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2014.

PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto et. al. Processos construtivos da docência superior: a tessitura da aprendizagem docente. In: Anais... XV ENDIPE. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte, MG, 2010.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VAILLANT, Denise; MARCELO GARCIA, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib.; FELDKERCHER, Nadiane. Inserção e desenvolvimento profissional de docentes universitários iniciantes: necessidade de espaços de discussão pedagógica. Acta Scientiarum Education, v. 38, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3033/303343564010.pdf. Acesso em: 18 fev. 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.