Modelagem computacional na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade

cenário dos currículos dos cursos de engenharia mecânica em instituições federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8665040

Palavras-chave:

Aprendizagem por modelagem, Abordagem multidisciplinar, Conteúdo curriculares, Curso superior de tecnologia

Resumo

Novas tecnologias têm incentivado o debate sobre a necessidade de suas integrações no processo de ensino e aprendizagem, permitindo a formação de profissionais aptos para atender as demandas da sociedade e as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. Somando-se a isto tem-se o surgimento de um novo perfil de estudantes, com a necessidade de uma educação voltada para a realidade em que estão inseridos. O presente artigo tem como objetivo analisar a presença da modelagem computacional (MC) como metodologia de aprendizagem nos currículos das graduações em engenharia mecânica em Instituições de Ensino Superior públicas federais, buscando verificar a existência de conexões e articulações com a área da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tanto foi realizado um estudo descritivo, por meio de uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa documental. Os resultados permitiram identificar que os conceitos relacionados à MC e à abordagem CTS nos currículos dos cursos de engenharia mecânica não trabalham de maneira integralizada e contínua ao longo do curso. Constatou-se que não houve relação direta entre os conceitos analisados com os desempenhos das instituições em exames de avaliação de curso. Concluiu-se que juntamente com a necessidade de reformulação e adequação dos currículos dos cursos de engenharia mecânica, existe a necessidade de implementação de novas metodologias de avaliações. Buscando uma formação onde se trabalhe de forma articulada os conceitos de MC e o enfoque CTS de forma a atender os anseios dos estudantes e as demandas do mercado atual por profissionais capacitados.

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Biografia do Autor

Rodrigo Costa Batista, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande . Docente  do Ensino Básico Técnico e Tecnológico integrante do quadro permanente do Instituto Federal de São Paulo.

Mateus das Neves Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná.

Lucas Barbosa Pelissari, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná.

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Publicado

2022-09-28

Como Citar

BATISTA, R. C. .; GOMES, M. das N.; PELISSARI, L. B. Modelagem computacional na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade: cenário dos currículos dos cursos de engenharia mecânica em instituições federais. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023047, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8665040. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665040. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos