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Desenvolvimento de um vídeo educacional como recurso de ensino em projetos de produtos para área da Saúde
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
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Palavras-chave

Ensino de medicina
Tecnologia educacional
Saúde

Como Citar

ALVES, Júlio Cesar da Rocha; FALCÃO, Luiz Fabio Magno; NORMANDO, Valéria Marques Ferreira. Desenvolvimento de um vídeo educacional como recurso de ensino em projetos de produtos para área da Saúde . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024037, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8665621. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665621. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O fortalecimento do Sistema Único de Saúde requer das instituições de ensino e pesquisa a proposição de ideias inovadoras em processos e produtos. Objetivo: O objetivo do estudo foi desenvolver e validar uma mídia audiovisual como recurso de ensino na criação de projetos tecnológicos para área da saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo de desenvolvimento de tecnologia educacional, abrangendo etapas de estudos pré-produção, produção e validação. Ocorreu no âmbito do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará e contou como participantes da pesquisa com estudantes do 3º e 4º ano do curso de Fisioterapia e com profissionais da área de ensino em saúde, atuando como juízes especialistas. Resultados: Como resultados do estudo de revisão foram definidos conceitos, atributos e etapas de projeto de produtos.  O estudo exploratório-descritivo demonstrou necessidade de aprimoramento nas competências relacionadas à concepção criativa de projetos e formas de representação.  Conclusão: Os resultados dos estudos iniciais embasaram a composição do roteiro e a produção do vídeo educacional. No processo de validação de conteúdo e validação semântica do vídeo educacional, obtiveram-se Índice de Validação de Conteúdo de 86% e Índice de Validação de Semântica de 97%, sendo considerado válido e adequado ao uso como recurso de ensino na criação de projetos de produtos em saúde.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8665621
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