Banner Portal
Desenvolvimento de um vídeo educacional como recurso de ensino em projetos de produtos para área da Saúde
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Ensino de medicina
Tecnologia educacional
Saúde

Como Citar

ALVES, Júlio Cesar da Rocha; FALCÃO, Luiz Fabio Magno; NORMANDO, Valéria Marques Ferreira. Desenvolvimento de um vídeo educacional como recurso de ensino em projetos de produtos para área da Saúde . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024037, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8665621. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665621. Acesso em: 17 jun. 2024.

Resumo

Introdução: O fortalecimento do Sistema Único de Saúde requer das instituições de ensino e pesquisa a proposição de ideias inovadoras em processos e produtos. Objetivo: O objetivo do estudo foi desenvolver e validar uma mídia audiovisual como recurso de ensino na criação de projetos tecnológicos para área da saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo de desenvolvimento de tecnologia educacional, abrangendo etapas de estudos pré-produção, produção e validação. Ocorreu no âmbito do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará e contou como participantes da pesquisa com estudantes do 3º e 4º ano do curso de Fisioterapia e com profissionais da área de ensino em saúde, atuando como juízes especialistas. Resultados: Como resultados do estudo de revisão foram definidos conceitos, atributos e etapas de projeto de produtos.  O estudo exploratório-descritivo demonstrou necessidade de aprimoramento nas competências relacionadas à concepção criativa de projetos e formas de representação.  Conclusão: Os resultados dos estudos iniciais embasaram a composição do roteiro e a produção do vídeo educacional. No processo de validação de conteúdo e validação semântica do vídeo educacional, obtiveram-se Índice de Validação de Conteúdo de 86% e Índice de Validação de Semântica de 97%, sendo considerado válido e adequado ao uso como recurso de ensino na criação de projetos de produtos em saúde.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8665621
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

ALBUQUERQUE, A. F. L. L. et al. Technology for self-care for ostomized women’s sexual and reproductive health. Rev. Bras Enferm [Internet]. v. 69, n. 6, p. 1174-1171, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0302. Acesso em: 08 Jul. 020.

ALEXANDRE, N. M. C.; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, p. 3061-3068, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v16n7/06.pdf. Acesso em: 08 jun. 2020.

BENEVIDES, J. L. et al. Development and validation of educational technology for venous ulcer care. Rev Esc Enferm – USP, v. 50, n. 2, p. 306- 312, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000200018. Acesso em: 16 May 2020.

BRAME, C. J. Effective Educational Videos: Principles and Guidelines for Maximizing Student Learning from Video Content. CBE Life Sci Educ v. 15, n. 4, p. 1-6, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5132380/pdf/es6.pdf. Acesso em: 24 Oct. 2020.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Guia de inovação e propriedade intelectual - REDE-NAMOR, 2016.

Disponível em: https://issuu.com/hudmaik/docs/guia_de_inova_o_rede_namor. Acesso em: 28 maio 2019.

CALDARELLI, P. G. A importância da utilização de práticas de metodologias ativas de aprendizagem na formação superior de profissionais da saúde. Revista Sustinere, v. 5, n. 1, p. 175-178, 2017. Disponível em:

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/26308. Acesso em: 12 maio 2021.

CARRETTA, F. Ferramentas de criatividade para o desenvolvimento de produtos. Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br. Acesso em 12 maio 202.

CASAGRANDA, K. L. Design colaborativo e o processo de desenvolvimento de dispositivos para reabilitação do membro superior. Dissertação (Mestrado em Design), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/180623. Acesso em: 12 maio 2021.

COELHO, L. H. W. et al. Mídias digitais como auxiliares no processo criativo em Design - Análise de uso do aplicativo Farbe. Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 106-122, 2017.

Disponível em: https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/513. Acesso em: 11 out. 2020.

COSTA-SILVA, D. et al. Teaching cell biology to dental students with a project-based learning approach. Journal of Dental Education, v. 82, n. 3, 2018. Disponível em: https://aprendereensinar.com.br/assets/site/pdfs/prbl/J_Dent_Educ_PrBL_2018.pdf. Acesso em: 27 Nov. 2020.

DALMOLIN, A. et al. Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares. Rev Gaúcha Enferm. v. 37 (esp), 2016. Disponível em: http:// dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.esp.68373. Acesso em: 11 out. 2020.

FARIAS, M. Conexões e Interações do Processo de Criação no Ensino de Design do Produto: Modos de Desenvolvimento do Pensamento. Revista Farol, v. 1, n. 19A, p. 84-96, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/20459. Acesso em: 27 out. 2020.

FERNANDES, C. R. et al. Ensino de emergências na graduação com participação ativa do estudante. Ver Bras Educ Med. v. 38, n.2, p. 261-8, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022014000200013. Acesso em: 27 nov. 2010.

GALDINO, Y. L. S. et al. Validation of a booklet on self-care with the diabetic foot. Rev Bras Enferm [Internet], v. 72, n. 2, p. 780-7, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0900. Acesso em: 30 out. 2020.

GARBIN, T. R.; DAINESE, C. A. Aprendizagem baseada em projeto: um modelo de intervenção e avaliação para EAD. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), p. 392-401, 2013.

Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/wcbie/article/view/2686. Acesso em: 12 maio 2021.

GARCIA, J. C. D; ITS BRASIL. Livro Branco da Tecnologia Assistiva no Brasil. ITS BRASIL, São Paulo, 2017. ISBN 978-85-64537-28-6

GÓES, F. S. N. et al. Avaliação de tecnologia digital educacional “sinais vitais e anatomia” por estudantes da educação profissionalizante em enfermagem. Rev Min Enferm. v. 19, n. 2, p. 37-43, 2015. Disponível em: http://dx.10.5935/1415-2762.20150024. Acesso em: 16 out. 2020.

LEITE, S. S. et al. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Rev Bras Enferm [Internet], v. 71, (Suppl 4), p. 1635-41, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v71s4/0034-7167-reben-71-s4-1635.pdf. Acesso em: 12 May 2020.

LIMA, V. S, et al. Produção de vídeo educacional: estratégia de formação docente para o ensino na saúde. Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. abr.-jun.;13(2):428-38, 2019. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/33800/2/17.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.

LYRA, C. O.; SOUZA, E. L.; COSTA, N. D. L. Iniciando a pesquisa. In: SOUZA, D. L. et al (org.). Metodologia da pesquisa: aplicabilidade em trabalhos científicos na área da saúde. 2. ed., Natal, RN : EDUFRN, 2019.

MERINO, G. S. A. Metodologia para a prática projectual do design com base no projeto centrado no usuário e com ênfase no design universal. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br. Acesso em 12 maio 2021.

MEURER, H. et al. Sistema online de gerenciamento projetual como recurso na avaliação de projetos em Design. CINTED-UFRGS - Novas Tecnologias na Educação. v. 15, n. 1, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/75100/42543. Acesso em: 25 maio 2019.

OLIVEIRA, C. G.; RODAS, A. C. D. Tecnovigilância no Brasil: panorama das notificações de eventos adversos e queixas técnicas de cateteres vasculares. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. Out. v. 22, n. 10, p. 3247-3257. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017021003247&lng=en. Acesso em: 03 nov. 2020.

PROJETO Político-Pedagógico do Curso de Fisioterapia. Disponível em: https://paginas.uepa.br/...projeto-pedagogico-curso-de-fisioterapia/download.html. Acesso em: 04 maio 2019.

RAZERA, A. P. R. M. et al. Vídeo educativo: estratégia de ensino-aprendizagem para pacientes em tratamento quimioterápico. Cienc. Cuid. Saúde, Maringá, v. 13, n. 1, p. 173-178, Jan./Mar. 2014. Disponível em:

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/19659/pdf_156. Acesso em: 22 out. 2020.

ROCHA, S. L. Produto educacional - Guia de produtos educacionais em ensino em saúde. Produção técnica de Mestrado do PPG-ESA-UEPA. Disponível em: https://paginas.uepa.br/ppgesa/wp-content/uploads/2019/05/PRODUTO-EDUCACIONAL-Guia-de-Produtos-Educacionais-em-Ensino-em-Sa%C3%BAde.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.

RODRIGUES JÚNIOR, J. C. et al. Construção de vídeo educativo para a promoção da saúde ocular em escolares. Texto Contexto Enferm, v. 26, n. 2, p. e06760015, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v26n2/pt_0104-0707-tce-26-02-e06760015.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.

ROSA, B. V. C. Desenvolvimento e validação de vídeo educativo para famílias de pessoas com colostomia por câncer. Dissertação de Mestrado – PPG em Enfermagem, UFSM, Santa Maria, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br. Acesso em: 12 maio 2021.

SANTOS, I. S.; GOLDSTEIN, R. A.; RABELLO, A. Trajetória da Rede PDTSP-Teias: aprendizados e desafios de um modelo de gestão de pesquisa para soluções em saúde pública. In: SANTOS, I. S.; GOLDSTEIN, R. A. (org.). Rede de pesquisas em Manguinhos: sociedade, gestores e pesquisadores em conexão com o SUS. São Paulo: Hucitec, 2016. p. 27-54. ISBN 9788584040797.

SILVA, M. L. et al. Prospecção tecnológica de processos e equipamentos para reabilitação fisioterapêutica. Cad. Prospec. v. 10, n. 3 p. 541-551, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br. Acesso em: 12 maio 2021.

SIQUEIRA, O. A. G. et al. Metodologia de Projetos em Design, Design Thinking e Metodologia Ergonômica: convergência metodológica no desenvolvimento de soluções em Design. Cadernos UniFOA (Edição Especial Design), v. 9, n. 1, p. 49-66, 2014. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1112. Acesso em: 12 maio 2021.

SMYTHE, K. C. A. S.; PRADO, G. C.; SMYTHE JR, N. L. Análise de formas de representação gráfica dos requisitos projetuais utilizadas no processo de Design de produtos assistivos. Revista Brasileira de Design da Informação. v. 13, n. 1, p. 72 – 92, 2016. Disponível em: https://infodesign.org.br/infodesign/article/view/416. Acesso em: 12 maio 2021.

TEIXEIRA, E.; MOTA, V. M. S. S. (organizadoras). Tecnologias educacionais em foco. São Paulo (Br): Difusão, 2011. ISBN 8578081048.

VILLARDI, M. L.; CYRINO, E. G.; BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização no ensino em saúde: suas etapas e possibilidades. In: A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 45-52, 2015. Disponível em: http://books.scielo.org/id/dgjm7/pdf/villardi-9788579836626-05.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Júlio Cesar da Rocha Alves, Luiz Fabio Magno Falcão, Valéria Marques Ferreira Normando

Downloads

Não há dados estatísticos.