Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar o desenvolvimento e as contribuições do estágio realizado no Hospital Universitário Lauro Wanderley para a formação de estudantes de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba. Além do levantamento bibliográfico e documental sobre estágio no referido curso, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os professores-orientadores do estágio e aplicaram-se questionários junto aos farmacêuticos-preceptores do estágio e aos estudantes-estagiários. Os dados gerados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo. A partir da compreensão dos sujeitos referenciados, considerou-se que, apesar das lacunas assinaladas, este estágio vem atingindo o seu objetivo, contribuindo, de modo satisfatório, para a formação dos estudantes do curso de graduação em Farmácia.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº. 6, de 19 de outubro de 2017. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, Seção 1, p. 30, 20 out. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Brasília, DF, 2008.
BREHMER, L. C. F.; RAMOS, F. R. S. Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 16, n. 1, p. 228-37, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20132 Acesso em: 08 mar. 2019.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
OLIVEIRA, D. C. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Rev. Enferm. UERJ, v. 16, n. 4, p. 569-576, 2008. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0104-3552/2008/v16n4/a569-576.pdf Acesso em: 14 abr. 2019.
PASQUALETO, Olívia de Q. F. e FONSECA, Mª Hemília. A percepção do aluno sobre o estágio – Emprego ou qualificação profissional? RIL Brasília a. 53 n. 209 jan./mar. p. 195-217, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/520005 Acesso em: 17 jul. 2019.
SAMPIERE, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO BAPTISTA, M. P. Metodologia de La investigación. 5. ed., México: McGraw Hill, 613p, 2010.
Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Resolução CONSEPE Nº 49/2007. Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Farmácia, Bacharelado, do Centro de Ciências da Saúde, Campus I, desta Universidade, e revoga a Resolução nº 28/77, deste Conselho. João Pessoa, PB, 2007.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Educação Superior