Desafios ao engajamento acadêmico no ensino superior

uma análise a partir de posicionamentos sobre satisfação de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8666403

Palavras-chave:

Ensino superior, Aprendizagem, Engajamento acadêmico, Estudante universitário

Resumo

O objetivo do texto consiste em discutir, a partir de uma pesquisa com estudantes da Educação Superior, a satisfação acadêmica como fator para a promoção do engajamento acadêmico. Além disso, examinou fatores sociodemográficos capazes de afetar a satisfação acadêmica dos alunos. A pesquisa foi realizada com a utilização de um questionário virtual que contou com 320 respostas válidas de estudantes de instituições públicas e privadas. Na análise dos dados obtidos, foram utilizados três tipos de exames estatísticos: estatística descritiva, análise de variância multivariada (MANOVA - Multivariate Analysis of Variance) e análise de variância (ANOVA). Os resultados evidenciaram que, de modo geral, os/as estudantes sentem-se satisfeitos academicamente com as oportunidades formativas no Ensino Superior e que as variáveis sociodemográficas conclusão do ensino médio, exercício de atividade laboral e exercício de atividade de pesquisa na Instituição de Ensino afetam, de maneira significativa, a satisfação acadêmica. Estes resultados são importantes, pois com base nas informações sobre fatores sociodemográficos de seus alunos, as Instituições de Ensino Superior podem promover ações eficientes para a promoção da satisfação acadêmica e o consequente engajamento do/a estudante, através da geração de um ambiente educacional capaz de gerar sentido e vínculo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro da Costa Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba.

Leonardo Rolim Severo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba.

Lindinalva de Alcântara Correia, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. 

Referências

AKPAN, Imaobong D.; UMOBONG, Mfonobong E. Analysis of achievement motivation and academic engagement of students’ in the Nigerian classroom. Academic Journal of Interdisciplinary Studies, v. 2, n. 3, p. 385-390, 2013. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/f9ec/ed2de38db40a144b5828ce5d997c1b2af1cd.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.

ASTIN, Alexander W. What matters in college? Four critical years revisited. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1993.

ASTIN, Alexander W. Student involvement: a developmental theory for higher education. Journal of College Student Development, v. 40, n. 5, p. 518-528, 1999.

AUGÉ, Marc. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012a.

AUGÉ, Marc. Por uma antropologia da mobilidade. Maceió: Editora Unesp/UFAL, 2010.

BAITELLO, Norval. A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker Editores. 2008. DOI: https://doi.org/10.31789/rpd-201808220031

BAKER, Jean. A.; MAUPIN, Angela. N. School satisfaction and children’s positive school adjustment. In R. Gilman, E. S. Huebner, & M. J. Furlong (Eds.), Handbook of positive psychology in schools (pp. 189–196). New York: Routledge, 2009. Disponível em: https://images-insite.sgp1.digitaloceanspaces.com/dunia_buku/koleksi-buku-neuro-science/handbook-of-positive-psychology-in-schools-pdfdrivecom-17401577180294.pdf#page=208. Acesso em: 22 nov. 2020.

BARKLEY, Elizabeth F. Student Engagement Techniques: A Handbook for College Faculty. Jossey-Bass. 2010.

BEZUIDENHOUT, Gerhard; DE JAGER, Johan. Clients’ service perceptions of private higher education institutions in South Africa: An importance-performance analysis for strategic managers. African Journal of Business Management, v. 8, n. 2, p. 55-67, 2014. DOI: https://doi.org/10.5897/AJBM2013.7304x

CASTROGIOVANNI, Antonio. Lugar, no-lugar y entre-lugares. Los ángulos del espacio turístico. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 16, p. 05-25, 2007.

CHARLOT, Bernand. A escola e o trabalho dos alunos. Anais do XVII Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Eduction (AFIRSE), secção portuguesa, 2015. Disponível em: http://www.afirse.com/archives/cd2/confer%C3%AAncias/Bernard%20Charlot.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

CHEN, Hsiu-Chin; LO, Huan-Sheng. Development and psychometric testing of the nursing student satisfaction scale for the associate nursing programs. J. Nurs Educ Pract, v. 2, n. 3, p. 25-37, 2012. Disponível em: http://www.sciedu.ca/journal/index.php/jnep/article/view/656/0. Acesso em: 16 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.5430/jnep.v2n3p25

COATES, Hamish. A model of online and general campus-based student engagement. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 32, n. 2, p. 121-141, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/02602930600801878

COLE, Michele; SHELLEY, Daniel; SWARTZ, Louis. Online instruction, e-learning, and student satisfaction: A three year study. International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 15, n. 6, p. 111–131, 2014. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v15i6.1748

COSTA; Vitória. Engajamento acadêmico: aportes para os processos de avaliação da educação. superior XII Congresso Nacional de Educação. PUCPR, 2017. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26956_13785.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

DIAS SOBRINHO, José. Universidade fraturada: reflexões sobre conhecimento e responsabilidade social, Avaliação, v. 20, n. 3, p. 581-601, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772015000300002

ELLIOTT, Kevin M.; SHIN, Dooyoung. Student satisfaction: An alternative approach to assessing this important concept. Journal of Higher Education, v. 24, n. 2, p. 197- 209, 2002. Disponçivel em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1360080022000013518. Acesso em: 15 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/1360080022000013518

FADEL, Cristina Berger; SOUZA, Juliana Aparecida; BORDIN, Danielle; GARBIN, Cléa Adas Saliba; GARBIN, Artênio José Ísper; SALIBA, Nemre Adas. Satisfaction with the academic experience among graduate students of a brazilian public university. RGO, Rev Gaúch Odontol, v. 66, n. 1, p. 50-59, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgo/a/KXSZKXJVWv4dJjdMbCFRg7Q/?lang=en. Acesso em: 2 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-863720180001000073261

FINELLI, Leonardo Augusto Couto; ALKMIM, Luciana Conceição Rodrigues; SENA, Ludmila de Jesus. Satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do curso de farmácia, Humanidades, v. 6, n. 2, p. 85-98, 2017.

FONTANA, Rosane Teresinha; BRIGO, Lariane. Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de enfermagem sobre esta escolha. Esc Anna Nery, v.16, n. 1, p. 128-33, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/g6cVQ9Rrv5YVNMT8g7CDxVD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-81452012000100017

GIBSON, Allen. Measuring business student satisfaction: A review and summary of the major predictors. Journal of Higher Education Policy and Managment, v. 32, n. 3, p. 251-259, 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13600801003743349. Acesso em: 22 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/13600801003743349

GUERREIRO-CASANOVA, Daniela Couto; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 31, n. 1, p. 50-65, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/XwGpDggzjDVgd5tVyqy3zGP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000100006

JARADEEN, Najah; JARADAT, Raed; SAFI, * Ahamad Abo.; TARAWNEH, Falah Al. Students satisfaction with nursing program. Bahrain Med Bull, v. 34, n. 1, p. 1-6, 2012. Disponível em: https://www.bahrainmedicalbulletin.com/march_2012/Students_Satisfaction.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

KAMPFF, Adriana Justin Cerveira; RAMIREZ, Rosa Eulógia; AMORIM, Lidiane Ramirez. A universidade enquanto (não)lugar: reflexões sobre fatores de engajamento e lugarização de estudantes. Educação Por Escrito, v. 9, n. 2, p. 347-360, 2018. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.33128

KANTEK, Filiz.; KAZANCI, Gonca. An analysis of the satisfaction levels of nursing and midwifery students in a health college in Turkey. Contemp Nurse. V. 42, n. 1, p. 36-44, 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.5172/conu.2012.42.1.36. Acesso em: 22 det. 2020. DOI: https://doi.org/10.5172/conu.2012.42.1.36

KUH, George. Student engagement in the first year of college. Challenging and supporting the first-year student: a handbook for improving the first year of college, New Jersey, USA, p. 86-107, 2005.

KUH, George. Participación de los estudiantes en el primer año de la universidad. Desafiando y apoyando al estudiante de primer año: un manual para mejorar el primer año de la universidad, Nueva Jersey, EE. UU. 2009.

LIN, Shuqiong; SALAZAR, Timothy R.; WU, Shuang. Impact of academic experience and school climate of diversity on student satisfaction. Learning Environ Res, v. 22, p. 25–41, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10984-018-9265-1. Acesso em: 10 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10984-018-9265-1

MACHADO, Sérgio Henrique de Mattos; LADEIRA, Rondinelli De Carvalho; OLIVEIRA, Cristiano Guilherme Alves; POMPILHO, Wendel Mattos; SHIMODA, Eduardo. Percepções de Discentes quanto à importância e satisfação de itens relacionados a um Curso Superior de Farmácia. Revista Práxis, v. 11, p. 125-138, 2014. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/622. Acesso em: 18 set. 2020.

MCCLENNEY, Kay; MARTI, Nathan; ADKINS, Courtney. Student engagement and student outcomes: key findings from” CCSSE” validation research. Community College Survey of Student Engagement, USA, 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED529076. Acesso em: 26 jun. 2020.

MEYER, Debra K.; TURNER, Julianne C. Re-conceptualizing Emotion and Motivation to Learn in Classroom Contexts. Educational Psychology Review v. 18, n. 4, p. 377–390, 2006. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10648-006-9032-1. Acesso em: 22 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-006-9032-1

MUTISYA, Elizabeth Nduku; DINGA, Jotham N.; KINAI, Theresia K. Students' Perceptions of Teacher Support and Academic Motivation as Predictors of Academic Engagement. International Journal of Applied Psychology, v. 9, n. 5, p. 128-134, 2019.

OBLINGER, Diana G.; OBLINGER, James L. Is it age or IT: first steps towards understanding the net generation. Educating the Net Generation. p.2.1–2. 2005. U.S.: Educause. Disponível em: http://www.educause.edu/ir/library/pdf/pub7101.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.

PENNINGTON, Darren C.; ZVONKOVIC, Aniza M.; WILSON, Sandra L. Changes in College Satisfaction Across an Academic Term. Journal of College Student Development, 30, 528-535, 1989.

RAMOS, Aline Marcelino; BARLEM, Jamila Geri Tomaschewski; LUNARDI, Valéria Lerch; BARLEM, Edison Luiz Devos; SILVEIRA, Rosemary Silva; BORDIGNON, Simoní Saraiva. Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em Enfermagem. Texto Contexto Enferm., v. 24, n. 1, p. 187-195, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/QQzjpsmnpZ88XrRXqfYSRLD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 jul. 2020.

RODRIGUES, Adriana Silva Souza; LIBERATO, Giuliana Bronzoni. Fatores determinantes da satisfação com a experiência acadêmica. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração RPCA, v. 10, n. 2, p. 18-33, 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/43077/fatores-determinantes-da-satisfacao-com-a-experiencia-academica-. Acesso em: 20 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.703

RUDDUCK, Jean. Student Voice, Student Engagement, And School Reform. In: THIESSEN, D.; COOK-SATHER, A. (Eds.); International Handbook of Student Experience in Elementary and Secondary School, p.587-610, 2007. Springer Netherlands. DOI: https://doi.org/10.1007/1-4020-3367-2_23

SCHLEICH, Ana Lúcia Righi. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica, v. 5, n. 1, pp. 11-20, 2006.

SILVA, Vânea Lucia dos Santos; CHIQUITO, Natália do Carmo; ANDRADE, Rosemeire Antonia Paim de Oliveira; BRITO, Maria de Fátima Paiva; CAMELO, Silvia Helena Henriques. Fatores de estresse no último ano do curso de graduação em enfermagem: percepção dos estudantes. Rev enferm UERJ, v. 19, n. 1, 2011. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-591026. Acesso em: 18 nov. 2020.

SILVA, Edileusa Araújo; ROCHA, Solange Ferreira; FINELLI, Leonardo Augusto Couto. Satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do curso de Psicologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI. Montes Claros, 2015.

SILVA, Juliana Ollé Mendes; PEREIRA JUNIOR, Gerson Alves; COELHO, Izabel Cristina Meister Martins; PICHARSKI, Gledson Luiz; ZAGONEL, Ivete Palmira Sanson. Engajamento entre Estudantes do Ensino Superior nas Ciências da Saúde (Validação do Questionário Ultrecht Work Engagement Scale (UWES-S) com Estudantes do Ensino Superior nas Ciências da Saúde). Revista Brasileira de Educação Médica, n. 42, v. 2, p. 15-25, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/rsdJqLNvxGprBvs87JbYX7P/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n2rb20170112

SINGH, Shashi; SINGH, Ajay; SINGH, Kiran. Education systems and academic satisfaction: a study on rural and urban students of traditional vs open education system in India. Turk Online J Dist Educ., v. 13, n. 3 p. 390-406, 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ997829. Acesso em: 20 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v13i3.1050

SKINNER, Ellen A.; KINDERMANN Thomas A.; FURRER, Carrie J. A Motivational perspective on engagement and disaffection: Conceptualization and assessment of children’s behavioral and emotional participation in academic activities in the classroom. Educational and Psychological Measurement, 69 (3), 493-525, 2009. DOI: https://doi.org/10.1177/0013164408323233

TROWLER, Vicki. Student engagement literature review. The higher education academy, USA, v. 11, p. 1-15, 2010.

VAN DEUREN, Rita; LHADEN, Karma. Student Satisfaction in Higher Education: A Comparative Study of a Private and a Public College, Bhutan Journal of Research & Development, p 40-52, 2017.

VITÓRIA, Maria Inês Côrte Et Al. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação (Porto Alegre), v. 41, n. 2, p. 262-269, 2018. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/27960. Acesso em: 29 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.27960

WANG, Ming-Te; FREDRICKS, Jennifer. The reciprocal links between scho¬ol engagement, youth problem behaviors, and school dropout during adolescence. Child Development, v. 85, n. 2, p. 722-37, 2014. DOI: https://doi.org/10.1111/cdev.12138

WANG, Ming-Te; ECCLES, Jacquelynne S. School context, achievement motivation, and academic engagement: A longitudinal study of school engagement using a multi-dimensional perspective. Journal of Learning and Instruction, v. 28, p. 12-23, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2013.04.002

Publicado

2022-09-17

Como Citar

SANTOS, L. da C.; SEVERO, L. R.; CORREIA, L. de A. Desafios ao engajamento acadêmico no ensino superior : uma análise a partir de posicionamentos sobre satisfação de estudantes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023027 , 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8666403. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8666403. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos