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A formação continuada em uma universidade comunitária na perspectiva de seus docentes
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Palavras-chave

Pedagogia Universitária
Docência universitária
Formação continuada

Como Citar

BITTENCOURT, Ricardo Luiz de; FERNANDES, Caroline Fenali. A formação continuada em uma universidade comunitária na perspectiva de seus docentes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. 023029, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8666552. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8666552. Acesso em: 24 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo visa analisar quais são as percepções que os docentes universitários possuem acerca da Formação Continuada, a partir da participação no Programa destinado para este fim. Os principais autores que embasaram essa pesquisa foram: Nóvoa (1992; 2012), Nóvoa e Amante (2015), Pérez Gómez (1998), Garcia (1999), Tardif (2000), Masetto (2003), Cunha (2008; 2009) e Contreras (2012). A pesquisa alicerça-se nos pressupostos da abordagem qualitativa e, por instrumento, utiliza-se da entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram oito professores universitários que tiveram mais participação no Programa de Formação Continuada proposto pela universidade no ano de 2018. Destes oito, foram selecionados dois professores por área de atuação, sendo: Humanidades Ciências e Educação (HCE), Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET), Ciências da Saúde (SAU) e Ciências Sociais Aplicadas (CSA). As entrevistas foram gravadas, transcritas e organizadas em três blocos de análise, denominados: Perfil dos entrevistados; Análise do Programa e Concepções de Formação Continuada e Impactos da Formação Continuada na constituição de Docência Universitária. Com a pesquisa foi possível perceber que os professores compreendem a Formação Continuada como um espaço importante de reflexão crítica acerca da profissão docente. Os docentes apontam que a Formação Continuada oportuniza o acesso aos conhecimentos pedagógicos para os profissionais liberais, uma vez que não possuem formação específica na área da educação.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8666552
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Referências

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