Resumo
Introdução/Objetivo: O artigo descreve a experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no que se refere à capacitação anual de pessoal técnico administrativo. Com isso, indica em que medida a participação desses servidores no planejamento desse processo revela engajamento profissional e traduz um percurso de lutas por reconhecimento social desta categoria. Metodologia: A base de dados produzida na investigação foi fruto de uma pesquisa aplicada, realizada em 2017, no programa de mestrado profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da UNEB. A questão central que orientou o percurso metodológico foi quais as possíveis relações existentes entre participação e o reconhecimento social observáveis nas práticas desse segmento analisado? Para responder tal questão, foram realizadas oficinas, a partir de grupos focais, para apreensão de um senso coletivo estabelecido. Resultados: Com a análise de conteúdo por frequência temática, os resultados indicaram que a participação ocorre na forma concedida, em grau de consulta e no nível de execução de ações. Conclusão: Por outro lado, mesmo distante de uma participação efetiva, apresenta indícios de valorização e reconhecimento do técnico administrativo.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 1.ed. 3ª reimp. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.
BORDENAVE, J. E. Diaz. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1989 (Col. primeiros passos; 95).
CARVALHO, Roberto Francisco de. Gestão e participação universitária no Século XXI. Curitiba, PR: CRV, 2013.
DAVEL, Eduardo e VERGARA, Sylvia Constant. Gestão com pessoas e subjetividade. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
DEMO, Pedro. Participação é conquista: noções de política social participativa. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
FRASER, Nancy. A justiça social na globalização: redistribuição, reconhecimento e participação. Revista Crítica de Ciências Sociais, outubro de 2002, disponível em https://www.ces.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/63/RCCS63-Nancy%20Fraser-007-020.pdf. Acesso em 11/04/2018.
GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. 18.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília, DF: Liber livro Editora, 2012.
GAULEJAC, Vincent de. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. 18.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
MATTOS, Patrícia. A sociologia política do reconhecimento: as contribuições de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser. 1.ed. São Paulo, SP: Annablume Editora, 2006.
MORGAN, David L. Focus Group. Annual Review of Sociology, Vol. 22 (1996), p. 129-152.
PATEMAN, Carole. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e terra: 1992.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na Pós-Modernidade. 14.ed. São Paulo, SP: Cortez, 2013.
TAYLOR, Charles. Argumentos filosóficos. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
TAYLOR, Charles. As Fontes do Self: a construção da identidade moderna. 2.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
UNEB. Plano Estratégico da UNEB, 2013. Disponível em: http://www.uneb.br/wp-ontent/themes/uneb/docs/planejamento_integra.pdf. Acesso em 20/10/2015.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Kleber Monteiro Pinto, Carla Liane Nascimento dos Santos