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Participação e reconhecimento social no contexto da gestão universitária
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
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Palavras-chave

Participação
Reconhecimento social
Gestão universitária

Como Citar

PINTO, Kleber Monteiro; SANTOS, Carla Liane Nascimento dos. Participação e reconhecimento social no contexto da gestão universitária: interfaces a partir de um estudo sobre a participação do técnico administrativo da Universidade do Estado da Bahia no planejamento da capacitação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024022, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8666942. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8666942. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O artigo descreve a experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no que se refere à capacitação anual de pessoal técnico administrativo. Com isso, indica em que medida a participação desses servidores no planejamento desse processo revela engajamento profissional e traduz um percurso de lutas por reconhecimento social desta categoria. Metodologia: A base de dados produzida na investigação foi fruto de uma pesquisa aplicada, realizada em 2017, no programa de mestrado profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da UNEB. A questão central que orientou o percurso metodológico foi quais as possíveis relações existentes entre participação e o reconhecimento social observáveis nas práticas desse segmento analisado? Para responder tal questão, foram realizadas oficinas, a partir de grupos focais, para apreensão de um senso coletivo estabelecido. Resultados: Com a análise de conteúdo por frequência temática, os resultados indicaram que a participação ocorre na forma concedida, em grau de consulta e no nível de execução de ações. Conclusão: Por outro lado, mesmo distante de uma participação efetiva, apresenta indícios de valorização e reconhecimento do técnico administrativo.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8666942
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Copyright (c) 2022 Kleber Monteiro Pinto, Carla Liane Nascimento dos Santos

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