Resumo
Introdução: A prática avaliativa na universidade constitui uma das principais preocupações dos estudantes, sobretudo num contexto em que a avaliação ainda é o elemento central para possibilitar a progressão dos estudantes no curso universitário. Objetivo: Neste sentido, este artigo busca compreender, pelo olhar dos discentes, como os professores realizam práticas avaliativas na universidade. Metodologia: A pesquisa é de natureza quantitativa e revela os resultados de um questionário do tipo survey, de 36 questões, aplicado a 997 estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, de 28 distintos cursos de graduação da referida instituição. Os estudantes, em sua maioria são do sexo feminino; se autodeclaram pretos; são solteiros; não possuem filhos; moram com pais e/ou familiares em residências próprias ou de parentes, em Feira de Santana; e não desenvolvem atividade remunerada. Resultados: Sobre o desenvolvimento das avaliações, os estudantes disseram que os professores explicam como as mesmas serão realizadas, mas que nem sempre explicam os critérios que serão utilizados para a correção dos instrumentos avaliativos. Revelam que pouco os professores devolvem as avaliações com comentários. Conclusão: Há, ainda, a percepção dos estudantes de que a forma como eles se relacionam com os professores interfere no desenvolvimento de suas aprendizagens na universidade.
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