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Percepções de estudantes universitários sobre a prática avaliativa de seus professores
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
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Palavras-chave

Ensino superior
Ensino
Didática
Relação professor aluno

Como Citar

SILVA, Fabrício Oliveira da; VIEIRA, André Ricardo Lucas. Percepções de estudantes universitários sobre a prática avaliativa de seus professores. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024021, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8667226. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8667226. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Introdução: A prática avaliativa na universidade constitui uma das principais preocupações dos estudantes, sobretudo num contexto em que a avaliação ainda é o elemento central para possibilitar a progressão dos estudantes no curso universitário. Objetivo: Neste sentido, este artigo busca compreender, pelo olhar dos discentes, como os professores realizam práticas avaliativas na universidade. Metodologia: A pesquisa é de natureza quantitativa e revela os resultados de um questionário do tipo survey, de 36 questões, aplicado a 997 estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, de 28 distintos cursos de graduação da referida instituição. Os estudantes, em sua maioria são do sexo feminino; se autodeclaram pretos; são solteiros; não possuem filhos; moram com pais e/ou familiares em residências próprias ou de parentes, em Feira de Santana; e não desenvolvem atividade remunerada. Resultados: Sobre o desenvolvimento das avaliações, os estudantes disseram que os professores explicam como as mesmas serão realizadas, mas que nem sempre explicam os critérios que serão utilizados para a correção dos instrumentos avaliativos. Revelam que pouco os professores devolvem as avaliações com comentários. Conclusão: Há, ainda, a percepção dos estudantes de que a forma como eles se relacionam com os professores interfere no desenvolvimento de suas aprendizagens na universidade. 

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8667226
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Referências

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https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652413. Acesso em: 29 set. 2021.

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Copyright (c) 2022 Fabrício Oliveira da Silva, André Ricardo Lucas Vieira

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