Resumo
Descreve-se uma abordagem da educação científica desenvolvida e experienciada na formação de docentes e pesquisadores, numa pós-graduação em estudos linguísticos aplicados, na Região Norte do Brasil. Nesse sentido, este artigo apresenta a caracterização de uma ferramenta denominada Circuito da Educação Científica (CEC), utilizada no planejamento de curso na perspectiva da referida abordagem. A pesquisa documental ainda ilustra os desafios instaurados numa tarefa de divulgação científica integrante do planejamento. Fundamenta-se numa articulação indisciplinar de pressupostos teóricos sobre práticas de pesquisa no ensino e na formação docente. O estudo mostrou que a faceta processual da educação científica foi favorecida pelo planejamento colaborativo do curso, e revelou quatro atividades linguísticas instauradas na reescrita de artigos de opinião produzidos e publicados em jornais: escolha lexical; nomenclaturas definidas; referência e citação; e conteúdo tematizado. Essa tarefa garantiu uma experiência de divulgação científica pelos pós-graduandos.
Referências
BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp, p. 1-12, 2010. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 08 out. 2021.
CHASSOT, Attico. Educação consciência. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.
DEMO, Pedro. Saber pensar é questionar. Brasília: Liber, 2010.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
FIAD, Raquel. (org.). Letramentos acadêmicos: contextos, práticas e percepções. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.
FREIRE, Paulo. Extensão e comunicação. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.
FREIRE, Paulo.; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.
HALLIDAY, Michael. Part A. In: HALLIDAY; Michael.; HASAN, Ruqaiya. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Hong Kong: Oxford University Press, 1985. p. 3-49.
HALLIDAY, Michael; YALLOP, Colin. Lexicology: A Short Introduction. China: Continuum International Publishing Group, 2008.
HOLBROOK, Jack.; RANNIKMAE, Miia. The Meaning of Scientific Literacy. International Journal of Environmental & Science Education, v. 4, n. 3, p. 275-288, 2009.
INCT-CPCT. O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia? MASSARANI, Luisa; CASTELFRANCHI, Yurij; FAGUNDES, Vanessa; MOREIRA, Ildeu. (coord.) Rio de Janeiro: Fiocruz/COC/INCT-CPCT, 2021.
KLEIMAN, Angela. (org.). A formação do professor: perspectivas da Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
KLEIMAN Angela. A interface de questões éticas e metodológicas na pesquisa em Linguística Aplicada. In: SILVA, Denize Elena.; VIEIRA, Josênia Antunes (org.). Análise do discurso: percursos teóricos e metodológicos. Brasília: Editora Plano, p. 187-202. 2002.
LIU, Xiufeng. Beyond Science Literacy: Science and the Public. International Journal of Environmental & Science Education, v. 4, n. 3, p. 301-311, 2009.
PEREIRA, Regina Celi Mendes. Escrita na universidade: panoramas e desafios na América Latina. João Pessoa: Editora da UFPB, 2018.
SANTANA, Bruno Reis; SILVA, Wagner Rodrigues; FREITAS, Mirella. O Show da Luna como gênero mediador de educação científica. Ciência & Educação, v. 27, p. 1-18, 2021.
SHAMOS, Morris. The Myth of Scientific Literacy. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press, 1995.
SCHÖN, Donald. The Reflective Practitioner: How Professionals Think in Action. London: Ashgate, 1991.
SILVA, Wagner Rodrigues. Empoderamento de participantes de pesquisa em Linguística Aplicada. Raído, v. 4, n. 8, p. 119-139, 2010.
SILVA, Wagner Rodrigues. (org.). Letramento do professor em formação inicial: interdisciplinaridade no estágio supervisionado da licenciatura. Campinas: Pontes, 2012.
SILVA, Wagner Rodrigues. Letramento científico na formação inicial do professor. Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora: UFJF, v. 6, n. esp, p. 8-23, 2016.
SILVA, Wagner Rodrigues. Formação sustentável do professor no mestrado profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 70, p. 708-731, 2017.
SILVA, Wagner Rodrigues. Construção de práticas de pesquisa no mestrado profissional em letras. In: SILVA, Wagner Rodrigues; BEDRAN, Patrícia Fabiana; BARBOSA, Selma Abdalla. (org.). Formação de professores de língua na pós-graduação. Campinas: Pontes, 2019. p. 25-57.
SILVA, Wagner Rodrigues. Educação científica como estratégia pedagógica e investigativa de resistência. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas: Unicamp, v. 59, n. 3, p.2278-2308, 2020a.
SILVA, Wagner Rodrigues. Educação científica como estratégia pedagógica para formação de professoras. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos. Juiz de Fora: UFJF, v. 23, n. 2, p. 144-161, 2020b.
SILVA, Wagner Rodrigues. (org.). Contribuições sociais da Linguística Aplicada: uma homenagem a Inês Signorini. Campinas: Pontes, 2021.
SILVA, Wagner Rodrigues; CAMPOS, Leonilde. Empoderamento profissional de alfabetizadoras em sessões virtuais. Revista Brasileira de Educação. 2022. (no prelo)
SILVA, Wagner Rodrigues et al. Ciência nas licenciaturas? Linguagem: Estudos e Pesquisas. v. 22, n. 1, p. 83-108, 2018a.
SILVA, Wagner Rodrigues et al. Compreensão de ciência por professores em formação inicial. Raído. Dourados: UFGD, v. 12, n. 30, p. 33-51, 2018b.
SILVA, Wagner Rodrigues; FERREIRA, Roseane. Autorrepresentações na educação científica de professoras de Língua Portuguesa promovida em mestrado profissional. Revista da Abralin, v. 20, n. 3, p. 1302-1323, 2021.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Wagner Rodrigues Silva