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Práticas de estudo na comunidade acadêmico-digital
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
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Palavras-chave

Formação de formadores de docentes
Ensino superior
Educação inclusiva
Democratização da educação

Como Citar

MARIGO, Adriana Fernandes Coimbra; REYES, Claudia; BOZZINI, Isabela Custódio Talora. Práticas de estudo na comunidade acadêmico-digital: um relato de experiência. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024013, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8667949. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8667949. Acesso em: 24 jun. 2024.

Resumo

Este texto relata a experiência de três professoras universitárias a partir de um projeto apresentado ao Programa de Assistência Estudantil (PAE), elaborado com o intuito de introduzir os estudantes no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19.  O curso proposto “Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Virtual”, teoricamente fundamentado na aprendizagem dialógica, trouxe elementos essenciais para o bom desempenho dos estudantes, explorando diferentes linguagens acadêmicas muito utilizadas nos cursos de graduação: leitura crítica, escrita de resumos e resenhas, elaboração e gravação de seminários. Os estudantes inscritos eram de diferentes cursos de graduação da universidade e estavam em semestres iniciais em sua maioria. Entendemos que a oferta do curso, baseado em evidências científicas de máximas aprendizagens foi fundamental para o acompanhamento dos estudantes em seus cursos de graduação e para nossa formação continuada, oportunizando a vivência da co-docência. Nesse sentido, pudemos evidenciar que a diversidade das docentes (de formação, atuação profissional e tempo na universidade) foram determinantes para que todos os objetivos fossem alcançados.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8667949
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