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Ações extensionistas em uma disciplina de educação ambiental
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
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Palavras-chave

Extensão universitária
Educação ambiental
Ensino superior

Como Citar

SOUZA, Jana Magaly Tesserolli de; MORAIS, Josmaria Lopes de. Ações extensionistas em uma disciplina de educação ambiental: uma experiência de curricularização da extensão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024015, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8668251. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668251. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Este trabalho foi escrito com o objetivo de promover reflexão sobre uma experiência de curricularização da extensão em uma disciplina de graduação. A disciplina de Educação Ambiental foi ministrada no formato remoto durante a pandemia da COVID-19, em uma universidade pública do sul do Brasil. Metodologia: A pesquisa com abordagem qualitativa de natureza exploratória apresenta oito ações extensionistas de sensibilização ambiental idealizadas e implementadas pelos estudantes de diferentes cursos de graduação durante dois semestres letivos. Neste estudo são destacados dois desafios: o primeiro, trabalhar de forma remota, e o segundo, ministrar uma disciplina com o compromisso de realização de ações de extensão pelos graduandos organizados em equipes. Resultados: Os resultados revelaram que, além do protagonismo dos estudantes, as ações de extensão contribuíram para a divulgação e sensibilização quanto a temáticas de interesse ambiental.  Conclusão: Entende-se que uma disciplina de caráter extensionista, embora exija uma dedicação maior tanto de professores quanto de graduandos, se configura como uma possibilidade viável de inserir a extensão universitária no currículo dos cursos de graduação, de promover a formação integral dos estudantes e de contribuir para a transformação da sociedade.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8668251
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