Banner Portal
Preditores da adaptação acadêmica de iniciantes no curso de psicologia
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Estudante universitário
Habilidades sociais
Desenvolvimento profissional

Como Citar

SOARES, Adriana Benevides; SANTOS, Zeimara de Almeida; BRITO, Almir Diego. Preditores da adaptação acadêmica de iniciantes no curso de psicologia. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024003, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8668325. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668325. Acesso em: 17 jun. 2024.

Resumo

Introdução: A adaptação acadêmica é um fenômeno multifatorial e a sua investigação pode oferecer subsídios que contribuam para a permanência dos estudantes iniciantes na Universidade. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo identificar a relação preditiva das variáveis explicativas Expectativas Acadêmicas, Maturidade para a Escolha Profissional, Habilidades Sociais, Adaptabilidade de Carreira e Satisfação Acadêmica com a variável critério Adaptação Acadêmica em estudantes de Psicologia. Metodologia: Participaram 426 universitários (M=24,17; DP=7,27), sendo 330 mulheres, 90 homens. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior (EEAEIES), Escala de Adaptabilidade de Carreira (EAC), Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA), Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP), Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r). Resultados: Os resultados apontaram que universitários com maiores escores de habilidades sociais, expectativas acadêmicas e satisfação com a experiência acadêmica apresentam maiores escores nas vivências acadêmicas. Conclusão: Dessa forma, o estudo aponta a relevância dessas variáveis para uma adaptação acadêmica satisfatória. Ressalta-se que adaptação universitária é um processo complexo e, no caso específico desta amostra, esteve relacionada positivamente a fatores como as relações interpessoais, o aproveitamento nos estudos e o envolvimento institucional.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8668325
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

ALMEIDA, Leandro S. et al. Expetativas académicas dos alunos do ensino superior: Construção e validação de uma escala de avaliação. Psicologia, Educação e Cultura, Minho, v. 16, p. 70-85, 2012.

ALMEIDA, Leandro S.; SOARES, Ana Paula; FERREIRA, Joaquim Armando G. Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): Avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 81-93, 2012.

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; DALBOSCO, Simone Nenê Portela. Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Psico (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 47, n. 4, p. 288-297, 2016.

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; BARROS, Leonardo de Oliveira. Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de universitários. Psicologia: Teoria e Prática, v. 20, n. 2, p. 254-267.

ARAÚJO, A. M.; ALMEIDA, L. S.; COSTA, A. R.; ALFONSO, S.; CONDE, Ángeles; DEAÑO, M. Variáveis pessoais e socioculturais de diferenciação das expectativas académicas: Estudo com alunos do Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza. Revista Portuguesa de Educação, v. 28, n. 1, p. 201–220, 2015.

ARAÚJO, Alexandra M. et al. Dificuldades antecipadas de adaptação ao ensino superior: um estudo com alunos do primeiro ano. 2016. Revista de Estudios e Investigación em Psicología y Educación, Minho, v. 3, n. 2, p. 102-111, 2016.

CASTRO, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativa. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 18, n. 2 p. 199-209, 2013.

COSTA, E.; LEAL, ISABEL. Um olhar sobre a saúde psicológica dos estudantes do ensino superior–avaliar para intervir. In: Actas do 7º congresso Nacional de Psicologia da Saúde. 2008. p. 213-216.

DAMASIO, Bruno Figueiredo. Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Avaliação Psicológica, Itatiba , v. 11, n. 2, p. 213-228, 2012 .

DEL, Prette A.; DEL, Prette ZAP. Inventário de Habilidades Sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

DINIZ, António M. et al. Diferenças de gênero nas expectativas acadêmicas dos estudantes universitários do primeiro ano. Estudos em educação superior, v. 43, n. 4, p. 689-701, 2018.

GOMES, Gil; SOARES, Adriana Benevides. Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 26, p. 780-789, 2013.

GRANADO, José Inácio F. et al. Integração académica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil. Psicologia e Educação, Minho, v. 4, n. 2, 31-41, 2005.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior: Sinopses estatísticas, 2015. Disponível em: https://bityli.com/m9qZ3. Acesso em: 11 dez. 2021.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior: Sinopses estatísticas, 2018. Disponível em: https://bityli.com/jkgdU. Acesso em: 11 dez. 2021.

JUNQUEIRA, Maria Luiza; MELO-SILVA, Lucy Leal. Maturidade para a escolha de carreira: estudo com adolescentes de um serviço-escola. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 187-199, 2014.

MACEDO, João Paulo et al. A "popularização" do perfil dos estudantes de Psicologia no Brasil. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 70, n. 2, p. 81-95, 2018.

MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria et al . Adaptação da Escala Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior. Avaliação Psicológica, Itatiba, v. 14, n. 1, p. 133-141, 2015,

MOGNON, Jocemara Ferreira; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Relação entre vivência acadêmica e os indicadores de desenvolvimento de carreira em universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 227-237, 2013.

NEIVA, Kathia Maria Costa. Escala de maturidade para escolha profissional (Manual). São Paulo: Vetor, 2014.

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de et al. Oficinas de gestão do tempo com estudantes universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, p. 224-233, 2016.

PARADNIKĖ, Kristina; BANDZEVIČIENĖ, Rita. A construção da carreira no ambiente acadêmico: relações entre a adaptabilidade da carreira e o engajamento no estudo. Jornal Internacional de Psicologia: Uma abordagem biopsicossocial, Nebraska, v.18, p. 71-88, 2016.

RAMOS, Aline Marcelino et al. Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em Enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, São Paulo, v. 24, p. 187-195, 2015.

ROSSIER, Jérôme et al. A importância da adaptabilidade e resiliência da carreira e da empregabilidade no planejamento de uma vida de sucesso. In: Psicologia da adaptabilidade profissional, empregabilidade e resiliência. New York: Springer, Cham, 2017, p. 65-82.

SANTOS, Anelise Schaurich dos; OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; DIAS, Ana Cristina Garcia. Características das relações dos universitários e seus pares: implicações na adaptação acadêmica. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 150-163, 2015.

SAVICKAS, Mark L. (2013). A teoria e prática da construção de carreira. In: S. D. Brown & R. W. Lent (Orgs.), Desenvolvimento de carreira e aconselhamento: colocando a teoria e a pesquisa para funcionar. Hoboken, NJ: Wiley, p. 147-183.

SAVICKAS, Mark L.; PORFELI, Erik J. Career Adapt-Abilities Scale: Construction, reliability, and measurement equivalence across 13 countries. Jornal do Comportamento Vocacional, Amsterdam, v. 80, n. 3, p. 661-673, 2012.

SCHLEICH, Ana Lúcia Righi; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 11-20, 2006.

SILVEIRA, Alyane Audibert. Escala de adaptabilidade de carreira: evidências de validade e fidedignidade em uma amostra de universitários brasileiros. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 1-68. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/95379. Acesso em: 11 dez. 2021.

SOARES, Adriana Benevides et al. Expectativas académicas y habilidades sociales en la adaptación a la universidad. Ciencias Psicológicas, Montevideo, v. 11, n. 1, p. 77-88, 2017.

SILVEIRA, Alyane Audibert. Escala de adaptabilidade de carreira: evidências de validade e fidedignidade em uma amostra de universitários brasileiros. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, v. 16, n. 1, p. 83-93, 2013.

SOARES, Adriana Benevides; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, Lisboa, v. 33, n. 2, p. 139-151, 2015.

SOARES, Adriana Benevides et al. Expectativas acadêmicas e habilidades sociais na adaptação à universidade. Ciências Psicológicas, Montevideo, v. 11, n. 1, p. 77-88, 2017.

SOARES, Adriana Benevides et al. O impacto das expectativas na adaptação acadêmica do Estudantes no Ensino Superior. Psico-USF, Campinas, v. 19, n. 1, p. 49-60, 2014.

SOARES, Adriana Benevides; POUBE, Lincoln Nunes; MELLO, Thatiana Valory dos Santos. Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado. Aletheia, Canoas, n. 29, p. 27-42, 2009.

SOARES, Ana Paula et al. Modelo multidimensional de ajustamento de jovens ao contexto universitário (MMAU): Estudo com estudantes de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanas. Análise Psicológica, Lisboa, v. 24, n. 1, p. 15-27, 2006.

SOARES, Adriana Benevides. B., MONTEIRO, Marcia., & SILVA, Almir. Diego Gonçalves Brito.Um olhar sobre a transição para o Ensino Superior: Caminhos possíveis. In: V. L. Deps, G. P. (Orgs.). Psicologia da Educação em Perspectiva. Campos dos Goytacazes: Instituto Brasil Multicultural, 2018, p. 68-87.

YAMAMOTO, Oswaldo Hajime; FALCAO, Jorge Tarcísio da Rocha; SEIXAS, Pablo de Sousa. Quem é o estudante de psicologia do Brasil?. Avaliação Psicológica, Itatiba, v. 10, n. 3, p. 209-232, 2011.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Adriana Benevides Soares, Zeimara de Almeida Santos, Almir Diego Brito

Downloads

Não há dados estatísticos.