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Acessibilidade e inclusão no Ensino Superior
Imagem: Universidade de Nápoles Federico II, fundada em 1224. - Google / Licença Creative Commons.
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Palavras-chave

Acessibilidade
Ensino Superior
Inclusão

Como Citar

IACONO, Jane Peruzo; BOSCO, Elisandra Cristina Dal; FREIBERGER, Francielli Pereira Gozzi. Acessibilidade e inclusão no Ensino Superior: um estudo sobre as informações disponíveis nos websites das universidades públicas do Paraná. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024004, 2023. DOI: 10.20396/riesup.v10i00.8668436. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668436. Acesso em: 28 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Introdução/Objetivo: Este estudo objetiva verificar se os websites das universidades Públicas do Paraná (estaduais e federais) são acessíveis para pessoas com ou sem deficiência/Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Metodologia: Com o aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural, realizou-se revisão bibliográfica e documental voltada às políticas educacionais relativas à inclusão e uma busca nos websites das universidades, analisando os aspectos: acessibilidade do site, editais e a existência ou não de núcleo/programa de atendimento para pessoas com deficiência/NEE. Resultados: Os resultados indicam que as Universidades (com exceção de uma) apresentam ícones e/ou a palavra acessibilidade em suas páginas de acesso, visando a atender os dispositivos legais. Ressalta-se que a forma de apresentação dessas informações requer do usuário do site conhecimento prévio desses ícones e serviços ofertados que estão representados de diferentes formas, o que dificulta a compreensão das informações, não havendo também menção de como a universidade está organizada em relação a barreiras arquitetônicas e atitudinais. Todas as universidades apresentam formas de atendimento aos alunos com deficiência/NEE, seja esse atendimento em núcleos/programas ou outros setores que visam a atender esses alunos. Todas as IESs apresentam em seus editais para ingresso informações de como o candidato pode fazer sua inscrição, qual documentação é necessária e os dispositivos legais que fundamentam esses editais. Cerca de 20% apresentam também o manual do candidato. Conclusão: Conclui-se que os sites ofertam acessibilidade, mas que há a necessidade de superação de barreiras para o acesso, permanência e terminalidade acadêmica do aluno com deficiência/NEE para sua inclusão no Ensino Superior das universidades públicas do Paraná.

https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8668436
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