Avaliação formativa e autorregulação da aprendizagem no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8668636

Palavras-chave:

Aprendizagem, Avaliação formativa, Ensino superior

Resumo

No Ensino Superior, a avaliação da aprendizagem é uma atividade que desafia professores de diferentes áreas de conhecimento. Tal fato foi evidenciado na recente experiência de migração para o ensino online com utilização das tecnologias digitais contemporâneas como mediadoras no processo pedagógico, em consequência da pandemia de COVID-19. Dada a possibilidade dessas tecnologias serem definitivamente incorporadas ao ensino universitário, esse novo cenário demandaria, mais que nunca, a adoção de princípios e práticas que estimulem a autonomia discente em relação à sua própria aprendizagem e práticas pedagógicas promotoras da autorregulação. O presente trabalho objetiva apresentar um panorama das pesquisas e reflexões sobre as relações entre avaliação formativa e autorregulação da aprendizagem nas duas últimas décadas (2003 a 2021), com ênfase na literatura internacional e com foco no Ensino Superior. A metodologia adotada é uma revisão narrativa da literatura. Os achados desta revisão apontam para uma crescente integração entre os campos teóricos da avaliação formativa e autorregulação da aprendizagem, bem como para a necessidade de melhorarmos as práticas de feedback, tanto nas atividades avaliativas conduzidas pelos docentes quanto nas autoavaliações e avaliações por pares.

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Biografia do Autor

Iron Pedreira Alves , Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Psicologia pela Universidade Autónoma de Madri. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Ivan Faria, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Juliana Laranjeira Pereira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

ALVES , I. P. .; FARIA, I.; PEREIRA, J. L. Avaliação formativa e autorregulação da aprendizagem no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023035, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8668636. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668636. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos