Avaliação formativa e autorregulação da aprendizagem no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8668636Palavras-chave:
Aprendizagem, Avaliação formativa, Ensino superiorResumo
No Ensino Superior, a avaliação da aprendizagem é uma atividade que desafia professores de diferentes áreas de conhecimento. Tal fato foi evidenciado na recente experiência de migração para o ensino online com utilização das tecnologias digitais contemporâneas como mediadoras no processo pedagógico, em consequência da pandemia de COVID-19. Dada a possibilidade dessas tecnologias serem definitivamente incorporadas ao ensino universitário, esse novo cenário demandaria, mais que nunca, a adoção de princípios e práticas que estimulem a autonomia discente em relação à sua própria aprendizagem e práticas pedagógicas promotoras da autorregulação. O presente trabalho objetiva apresentar um panorama das pesquisas e reflexões sobre as relações entre avaliação formativa e autorregulação da aprendizagem nas duas últimas décadas (2003 a 2021), com ênfase na literatura internacional e com foco no Ensino Superior. A metodologia adotada é uma revisão narrativa da literatura. Os achados desta revisão apontam para uma crescente integração entre os campos teóricos da avaliação formativa e autorregulação da aprendizagem, bem como para a necessidade de melhorarmos as práticas de feedback, tanto nas atividades avaliativas conduzidas pelos docentes quanto nas autoavaliações e avaliações por pares.
Downloads
Referências
ANDRADE, Heide L. A Critical Review of Research on Student Self-Assessment. Frontiers in Education, v. 4, August, p. 1–13, 2019. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2019.00087/full. Acesso em: 01 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2019.00087
ANDRADE, Heide L.; BROOKHART, Sussan M. Classroom assessment as the co-regulation of learning. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, v. 27, n. 4, p. 350-372, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0969594X.2019.1571992?journalCode=caie20. Acesso em: 03 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/0969594X.2019.1571992
ARAÚJO, Filomena.; DINIZ, José Alves. Hoje, de que falamos quando falamos de avaliação formativa? Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, n. 39, p. 41-52, jul./dez. 2015. Disponível em: https://boletim.spef.pt/index.php/spef/article/view/271/258. Acesso em: 03 fev. 2021.
ASTUDILLO, Mario; LEGUÍZAMO-LEÓN, Ana Vanessa; CALLEJA, Eloy Garcia. Oportunidades do novo espaço educativo para a educação superior: terceiro entorno digital. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659282. Acesso em: 24 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8659282
BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Assessment and classroom learning. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, v. 5, n. 1, p. 7-74, 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0969595980050102. Acesso em: 03 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/0969595980050102
BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Classroom assessment and pedagogy. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, v. 25, n. 6, p. 551-575, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0969594X.2018.1441807. Acesso em: 03 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/0969594X.2018.1441807
BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Developing the theory of formative assessment. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, v. 21, p. 5-31, 2009. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11092-008-9068-5. Acesso em: 03 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11092-008-9068-5
IRALA, Valesca Brasil.; MENA, Liziane Padilha. Avaliação discente na percepção de docentes da educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. e07107, 2021. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/7107 . Acesso em: 1 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.7107
BROADBENT, Jaclyn; POON, Walter. Self-regulated learning strategies & academic achievement in online higher education learning environments: a systematic review. The Internet and Higher Education, v. 27, p. 1-13, out. 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1096751615000251. Acesso em: 30 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2015.04.007
CALIATTO, Susana Gakyia; ALMEIDA, Leandro da Silva. Aprendizagem e rendimento acadêmico no ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 4, p. 1855-1876, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12670. Acesso em: 10 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12670
CASTIONI, Remi; MELO, Adriana Almeida Sales de; NASCIMENTO, Paulo Meyer; RAMOS, Daniela Lima (In Memorian). Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 111, p. 399-419, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/53yPKgh7jK4sT8FGsYGn7cg/?lang=pt# DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002903108
CHEN, Peggy P.; BONNER, Sarah M. A framework for classroom assessment, learning, and self-regulation. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, v. 27, n. 4, p. 373-393, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0969594X.2019.1619515?journalCode=caie20. Acesso em: 03 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/0969594X.2019.1619515
CLARK, Ian. Formative assessment: assessment is for self-regulated learning. Educational Psychology Review, v. 24, n. 2, p. 205-249, 2012. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10648-011-9191-6. Acesso em: 03 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-011-9191-6
DIAS TRINDADE, Sara; MOREIRA, José António. Competências de aprendizagem e tecnologias digitais. In: MOREIRA, José António Marques; VIEIRA, Cristiane Pereira (orgs.). eLearning no ensino superior. Coimbra: CINEP/IPC, 2017. p.99-113.
DOUBLE, Kit S., MCGRANE, Joshua. A., HOPFENBECK, Therese. N. (2020). The Impact of Peer Assessment on Academic Performance: A Meta-analysis of Control Group Studies. Educational Psychology Review, v. 32, n. 2, p.481-509. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10648-019-09510-3. Acesso em: 03 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-019-09510-3
DOLIN, Jens; BLACK, Paul; HARLEN, Wynne; TIBERGHIEN, Andrée. Exploring relations between formative and summative assessment. In: DOLIN, J.; EVANS, R. (ed.). Transforming assessment: through an interplay between practice, research and policy. Cham: Springer, 2018. p. 53-80. (e-book). Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-63248-3_3. Acesso em: 10 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-63248-3_3
FERNANDES, Domingos; FIALHO, Nuno. Dez anos de práticas de avaliação das aprendizagens no ensino superior: uma síntese da literatura (2000-2009). In: LEITE, Carlinda.; ZABALZA, Miguel. (coord.). Ensino superior: inovação e qualidade na docência. Porto, PT: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2012. p. 3693-3707. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/9000. Acesso em: 04 dez. 2020.
FERRARI, Rossella. Writing narrative style literature reviews, Medical Writing, v. 24, n.4, p. 230-235, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1179/2047480615Z.000000000329?journalCode=ymew20. Acesso em: 10 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.1179/2047480615Z.000000000329
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Avaliação e autorregulação da aprendizagem. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 1, n. 1, jan-jun, 2009, p. 89-104. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4718/471857567008.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/2318133829221
GALVÃO, Afonso; CÂMARA, Jacira; JORDÃO, Michelle. Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 235, p. 627-644, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v93n235/06.pdf. Acesso em: 04 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812012000400006
GARCÍA-JIMÉNEZ, Eduardo. La evaluación del aprendizaje: de la retroalimentación a la autorregulación. El papel de las tecnologías. RELIEVE, v. 21, n. 2, p. 1-24, 2015. Disponível em: https://roderic.uv.es/bitstream/handle/10550/49873/5289560.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 15 nov 2021. DOI: https://doi.org/10.7203/relieve.21.2.7546
GIKANDI, Joyce W.; MORROW, Donna; DAVIS, Niki E. Online formative assessment in higher education: A review of the literature. Computers and Education, v. 57, n. 4, p. 2333–2351, 2011. Disponível em: https://uncw.edu/assessment/documents/gikandietal2011.pdf. Acesso em 01 dez 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.06.004
HATTIE, John; TIMPERLEY, Helen. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/003465430298487. Acesso em: 03 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.3102/003465430298487
HORTIGÜELA, David; PÉREZ-PUEYO, Ángel; GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo. Pero… ¿A qué nos Referimos Realmente con la Evaluación Formativa y Compartida?: Confusiones Habituales y Reflexiones Prácticas. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 12, n. 1, p. 13-27, mayo 2019. Disponível em: https://revistas.uam.es/riee/article/view/riee2019.12.1.001. Acesso em: 10 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.15366/riee2019.12.1.001
IBARRA-SÁIZ, María Soledad; RODRÍGUEZ-GÓMEZ, Gregorio; BOUD, David. The quality of assessment tasks as a determinant of learning. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 46, n. 6, p. 943-955, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02602938.2020.1828268. Acesso em: 15 jan 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2020.1828268
JENSEN, Lasse X.; BEARMAN, Margaret; BOUD, David. Understanding feedback in online learning – A critical review and metaphor analysis. Computers and Education, v. 173, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131521001482. Acesso: 02 fev 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2021.104271
LIPNEVICH, Anastasiya A.; PANADERO, Ernesto. A Review of Feedback Models and Theories: Descriptions, Definitions, and Conclusions. Frontiers in Education, v. 6, 2021, DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2021.720195. Disponível em: https://www.frontiersin.org/article/10.3389/feduc.2021.720195. Acesso em: 01 fev 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2021.720195
LI, Hongli; XIONG, Yao; HUNTER, Charles V.; GUO, Xiuyan; TYWONIW, Rurik. Does peer assessment promote student learning? A meta-analysis. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 45, n. 2, p. 193–211, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02602938.2019.1620679. Acesso em: 08 nov 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2019.1620679
LÓPEZ-PASTOR, Victor; SICILIA-CAMACHO, Alvaro. Formative and shared assessment in higher education. Lessons learned and challenges for the future. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 42, n. 1, p. 77-97, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02602938.2015.1083535. Acesso em: 03 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2015.1083535
MARGALEF GARCÍA, Leonor. Evaluación formativa de los aprendizajes en el contexto universitario: resistencias y paradojas del profesorado. Educacion XX1, v. 17, n. 2, p. 35-55, mai 2014. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/educacionXX1/article/view/11478. Acesso em: 02 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.5944/educxx1.17.2.11478
MORAES, Dirce Aparecida Foletto de. A prova formativa na educação superior: Possibilidade de regulação e autorregulação. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, p. 272-294, 2014. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1934/1934.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae255820142846
MORAN, José Manoel. Modelos e avaliação do ensino superior a distância no Brasil. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 54–70, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/977. Acesso em: 2 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.977
NASCIMENTO, Paulo Meyer et al. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Brasília: Ipea, 2020. 16 p. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228. Acesso em: 10 nov. 2021.
NICOL, David; MACFARLANE-DICK, Debra. Formative assessment and selfregulated learning: A model and seven principles of good feedback practice. Studies in Higher Education, v. 31, n. 2, p. 199–218, 2006. Disponível em: https://www.reap.ac.uk/reap/public/Papers/DN_SHE_Final.pdf. Acesso em: 10 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/03075070600572090
OLIVEIRA, Katya Luciane; SANTOS, Acácia Aparecida. Avaliação da aprendizagem na universidade. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 1, p. 37-46, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v9n1/9n1a04.pdf. Acesso em: 14 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000100004
OTA, Marcos; DIAS-TRINDADE, Sara. Ambientes digitais de aprendizagem e competências digitais: conhecer o presente para agir num futuro pós-covid. Revista Interfaces Científicas – Educação, v. 10, n. 1, p. 211–226, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9273. Acesso em: 1 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p211-226
PANADERO, Ernesto; ALONSO-TAPIA, Jesús. Self-assessment: Theoretical and practical connotations. When it happens, how is it acquired and what to do to develop it in our students. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, v. 11, n. 2, p. 551–576, 2013. Disponível em: http://ojs.ual.es/ojs/index.php/EJREP/article/view/1568. Acesso em: 04 nov. 2020 DOI: https://doi.org/10.14204/ejrep.30.12200
PANADERO, Ernesto; ALONSO-TAPIA, Jesús. ¿Cómo autorregulan nuestros alumnos? Modelo de Zimmerman sobre estrategias de aprendizaje. Anales de Psicologia, v. 30, n. 2, p. 450-462, 2014. Disponível em: https://revistas.um.es/analesps/article/view/analesps.30.2.167221. Acesso em: 03 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.6018/analesps.30.2.167221
PANADERO, Ernesto.; ANDRADE, Heidi; BROOKHART, Susan. Fusing self-regulated learning and formative assessment: a roadmap of where we are, how we got here, and where we are going. Australian Educational Researcher, v. 45, n. 1, p. 13-31, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13384-018-0258-y. Acesso em: 03 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s13384-018-0258-y
PANADERO, Ernesto; BROADBENT, Jaclyn; BOUD, David; LODGE, Jason M. Using formative assessment to influence self- and co-regulated learning: the role of evaluative judgement. European Journal of Psychology of Education, v. 34, n. 3, p. 535-557, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10212-018-0407-8. Acesso em: 03 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10212-018-0407-8
PANADERO, Ernesto; JONSSON, Anders; STRIJBOS, Jan-Willen. Scaffolding self-regulated learning through self-assessment and peer assessment: Guidelines for classroom implementation. In: LAVEAULT, Danny; ALLAL, Linda (Eds.), Assessment for Learning: Meeting the challenge of implementation (The Enabling Power of Assessment), v. 4. London: Springer, 2016. 390 p. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-39211-0. Acesso em: 13 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-39211-0_18
PANADERO, Ernesto; LIPNEVICH, Anastasiya A. A review of feedback models and typologies: Towards an integrative model of feedback elements. Educational Research Review, v. 35, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1747938X21000397. Acesso em 01 fev 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2021.100416
REDECKER, Christine. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu., Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017. Disponível em: https://ideas.repec.org/p/ipt/iptwpa/jrc107466.html. Acesso em 15 fev. 2022.
RIGO, Rosa Maria.; MOREIRA, José António Marques; DIAS-TRINDADE, Sara. Engagement digital em tempos de pandemia: inventário baseado em evidências da vida real. In: RIGO, Rosa Maria; MOREIRA, José António Marques; DIAS-TRINDADE, Sara (org.). Engagement acadêmico no ensino superior: proposições e perspectivas em tempos de Covid-19. Porto Alegre: Editora da UFCSPA, 2020. p. 19-46.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. 5-6, fev. 2007. Disponível em: https://acta-ape.org/article/revisao-sistematica-x-revisao-narrativa/. Acesso em: 03 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001
SCHUNK, Dale; ZIMMERMAN, Barry J. Self-regulation and learning. In: REYNOLDS, William; MILLER, Gloria M.; WEINER, Irving B. (Eds.). Handbook of psychology (Educational psychology). New Jersey: John Wiley & Sons: Hoboken, 2003. p. 45–68. DOI: https://doi.org/10.1002/0471264385.wei0704
SILVEIRA, Ismar Frango. O papel da aprendizagem ativa no ensino híbrido em um mundo pós-pandemia: reflexões e perspectivas. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 2, n. Especial: Estratégias Ativas na EAD: abordagem digital no processo de ensino e aprendizagem, p. 1-27, 2021. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/issue/view/24. Acesso em 10 fev 2022. DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.557
SORDI, Mara Regina Lemes De. Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação. Educar em Revista, v. 35, n. 75, p. 135-154, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/FqhqcdzddyYScYqDg5p3vGR/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 27 fev 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.67031
SOUZA, Ana Maria de Lima. A avaliação da aprendizagem no ensino superior: aspectos históricos. Revista Exitus, v. 2, n. 1, p. 231-254, jan./jun. 2012. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/85. Acesso em: 03 fev. 2021.
SOUZA, Nadia Aparecida de; BORUCHOVITCH, Evely. Mapa conceitual: seu potencial como instrumento avaliativo. Pro-Posições, v. 21, n. 3, p. 173-192, set./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643330. Acesso em: 03 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300011
TRINDADE, Sara Dias; SANTO, Eniel do Espírito. Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu. Práxis Educacional, v. 17, n. 45, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8336. Acesso em: 1 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8336
TUAH, Nik Ani Afiqah.; NAING, Lin. Is Online Assessment in Higher Education Institutions during COVID-19 Pandemic Reliable? Siriraj Medical Journal, v. 73, n. 1, p. 61-68, 2021. Disponível em: https://he02.tci-thaijo.org/index.php/sirirajmedj/article/view/246342. Acesso em: 03 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.33192/Smj.2021.09
VASCONCELLOS, Maura Maria Morita; SORDI, Mara Regina Lemes. Formar professores universitários: tarefa (im)possível? Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 57, p. 403-414, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v20n57/1807-5762-icse-1807-576220150450.pdf. Acesso em: 03 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0450
WANNER, Thomas; PALMER, Edward. Formative self-and peer assessment for improved student learning: the crucial factors of design, teacher participation and feedback. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 43, n. 7, p. 1032–1047, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2018.1427698. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02602938.2018.1427698?needAccess=true. Acesso em: 03 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2018.1427698
WILIAM, Dylan. What is assessment for learning? Studies in Educational Evaluation, v. 37, n. 1, p. 3-14, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0191491X11000149. Acesso em: 03 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2011.03.001
YAN, Zi; CARLESS, David. Self-assessment is about more than self: the enabling role of feedback literacy. Assessment & Evaluation in Higher Education, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02602938.2021.2001431. Acesso em 03 fev 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2021.2001431
YAN, Zi; LI, Ziqi; PANADERO, Ernesto; YANG, Min; YANG, Lan; LAO, Hongling. A systematic review on factors influencing teachers’ intentions and implementations regarding formative assessment. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 28, n. 3, 228-260, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0969594X.2021.1884042. Acesso em 12 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/0969594X.2021.1884042
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.