Práticas inovadoras no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8669070

Palavras-chave:

Inovação educacional, Ensino superior, Estratégias inovadoras

Resumo

Neste artigo, se discutem Práticas Inovadoras desenvolvidas no Ensino Superior, no âmbito de licenciaturas, nos últimos 10 anos, de acordo com publicações de artigos; a fim de identificar quais práticas docentes, realizadas no Ensino Superior, foram consideradas inovadoras. Para tal produção, o tipo de pesquisa abordada é qualitativo, de caráter exploratório. A base de dados analisada foi a Scielo (Scientific Electronic Library Online). Todos os artigos encontrados foram individualmente e previamente avaliados, para verificação da abordagem em concordância com o tema da pesquisa pensando no viés de licenciaturas. Primeiramente, foi delimitado o Brasil como o local de exploração, com a busca dos termos em português em artigos nacionais. Distinguiu-se nos artigos analisados, a inovação presente em duas categorias: inovação em recursos pedagógicos e inovação em práticas e metodologias. A inovação em recursos pedagógicos foi observada em dois artigos analisados. Em ambos, foi associada a recursos tecnológicos, como utilização de redes sociais e TICs. A inovação em práticas e metodologias de ensino foi observada nos demais artigos analisados, sendo oito a sua quantidade. Em tais artigos, foram considerados inovadoras as seguintes práticas: encontros formativos, propostas de assessoramento pedagógico, metodologia de estágio aliado à pesquisa, programa de formação interdisciplinar, aplicação prática de conceitos apreendidos em disciplina, desenvolvimento de curso online, blended learning e sala de aula invertida.

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Biografia do Autor

Janaína Rodrigues Reis Nascimento, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda em Educação na Universidade Estatual do Mato Grosso do Sul. 

Barbarah Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos.

Mariana Batista do Nascimento Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

 Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente efetiva da Universidade Federal de Catalão.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

NASCIMENTO, J. R. R. .; SILVA, B. C. de A.; SILVA, M. B. do N. Práticas inovadoras no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023023, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8669070. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8669070. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos