Ensino jurídico e questões de gênero

uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos de direito da cidade de Arcoverde, Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8669095

Palavras-chave:

Ensino jurídico, Pesquisa, Extensão, Gênero, Projeto pedagógico do curso

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar o papel político, pedagógico e científico do ensino superior jurídico diante da abordagem e formação comprometidas com o enfrentamento das violências e abordagem de questões de gênero. Para tanto, problematizamos o ensino jurídico tradicional, o necessário olhar interdisciplinar e multidimensional da formação superior de bacharéis em Direito e sobre a aproximação entre ensino, pesquisa e extensão neste universo. É realizada uma análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Bacharelados em Direito em funcionamento na cidade Arcoverde, localizada no Sertão do Moxotó, Pernambuco, como forma de compreender de que forma as instituições de ensino superior (IES) situam, na formação jurídica, questões de gênero. Os resultados apontam que as IES disponibilizam ementários que privilegiam a técnica e a dogmática em detrimento de discussões que suscitam o diálogo mais aprofundado sobre questões sociais, como as de gênero, além de manter a fragmentação de saberes como marca curricular. Por fim, quanto aos eixos de pesquisa e extensão, as instituições apresentam metas e ações que optam por um discurso genérico e apolítico, não se comprometendo, em linhas gerais, com a tematização de questões de gênero.

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Biografia do Autor

Fernado da Silva Cardoso, Universidade de Pernambuco

Doutor em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.  Professor Adjunto Nível I do Curso de Direito (Campus Arcoverde) e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (Mestrado Profissional), ambos da Universidade de Pernambuco.

Paula Tenório Britto Galindo, Universidade de Pernambuco

Graduada em Direito pela Universidade de Pernambuco – Campus Arcoverde. Advogada. 

Antonio Lopes de Almeida Neto, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). 

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

CARDOSO, F. da S.; GALINDO, P. T. B.; ALMEIDA NETO, A. L. de. Ensino jurídico e questões de gênero: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos de direito da cidade de Arcoverde, Pernambuco. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023021, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8669095. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8669095. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos