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Por uma universidade para o mercado ou para todos: democracia e emancipação
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Palavras-chave

Políticas educacionais. Globalização neoliberal. Democratização. Organismos internacionais.

Como Citar

SUDBRACK, Edite Maria; NOGARO, Arnaldo. Por uma universidade para o mercado ou para todos: democracia e emancipação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 417–431, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i2.7783. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650612. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A temática abordada neste ensaio exige posicionamento das Políticas Educacionais no sentido de superação do atraso histórico das oportunidades de acesso, permanência e qualidade do Ensino Superior no país, na perspectiva de sua democratização. O texto é de caráter teórico, de natureza bibliográfica e qualitativa. O artigo discute os apelos da globalização neoliberal que transforma o conhecimento em mercadoria, impactando no processo de exclusão, sob as determinações originárias dos organismos multilaterais, os quais produzem a transnacionalização das Políticas Educacionais. No horizonte da utopia, reside a luta para que a educação, a cultura, a ciência e o conhecimento sejam tratados como bens a serem solidariamente compartilhados, ou seja como bens públicos, rumo à ampliação das oportunidades.

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7783
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