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Fases de submissão do processo de reconhecimento de cursos superiores: o caso do Instituto Federal Farroupilha
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FASES DE SUBMISSÃO DO PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS SUPERIORES: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

Palavras-chave

Educação superior. Regulação. Avaliação de cursos.

Como Citar

RIGHES, Antônio Carlos Minussi; TREVISAN, Mônica de Souza; SARTURI, Rosane Carneiro; DALLA CORTE, Marilene Gabriel. Fases de submissão do processo de reconhecimento de cursos superiores: o caso do Instituto Federal Farroupilha. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 685–702, 2018. DOI: 10.20396/riesup.v4i3.8652256. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652256. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as fases do processo para a solicitação de reconhecimento dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal Farroupilha, considerando as normativas da plataforma do e-MEC. Foi realizada uma investigação do tipo estudo de caso com entrevista semiestruturada, subsidiada pela fundamentação teórica dos autores: Barreyro e Rothen (2008), Ristoff (1997), legislação específica, entre outros. Constatou-se que os programas implantados pelo MEC, em cada momento propício, tiveram contribuições importantes e positivas de acordo com o contexto da época de sua vigência. Verificou-se, a respeito das questões sobre o processo de avaliação de cursos, que o sistema tem como prioridade a transparência para a melhoria contínua do processo. No entanto, existem dificuldades de inserção de dados na plataforma e-MEC, bem como se destaca a rigidez do processo, referentes aos prazos de cada fase.

https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652256
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Referências

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