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Metodologias ativas nas concepções de docentes do ensino superior
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Palavras-chave

Educação superior
Metodologias ativas
Inovação pedagógica

Como Citar

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; OZÓRIO, Gabriela Gonçalves; MOREIRA, Laélia Carmelita Portela. Metodologias ativas nas concepções de docentes do ensino superior: “um nome novo que não diz nada”? . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023048, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8665518. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665518. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo explora dados produzidos em uma pesquisa cujo objetivo consistiu em caracterizar confluências e disjunções entre as concepções e práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior (ES) e ideias associadas às Metodologias Ativas (MA). O texto discute os achados de uma análise de conteúdo categorial de cinco entrevistas conduzidas entre outubro de 2019 e março de 2020 no âmbito de uma pesquisa de métodos mistos realizada em uma instituição de ES privada. Tomou-se, como fundamentação teórica, pesquisas focalizadas em usos de MA no ES, textos acerca da docência e da inovação no ES, bem como literatura da História da Educação e da Didática. A discussão está organizada em torno das seguintes temáticas: trajetória na profissão docente; planejamento e dinâmica na sala de aula; concepções sobre inovação; e concepções de MA. Sugere-se que, apesar de os professores declararem ter pouca familiaridade com as MA, que é, de fato, uma expressão relativamente recente, muitas das estratégias de ensino relatadas por eles são consistentes com as práticas e fundamentos teóricos dessas metodologias conforme explicitado na literatura pertinente. Assim, por um lado, reitera-se que sempre há espaço para a inovação pedagógica no sentido de adaptação a novos contextos e demandas. Por outro, sugere-se que ideias em torno de proporcionar estímulo ao protagonismo dos estudantes têm uma história mais longa e já podem ser parte integrante, ainda que tácita, do repertório de professores do ES de forma bem mais ampla do que os discursos de defesa do caráter inovador dessas metodologias parecem sugerir.

https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8665518
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