Comparação de recursos pedagógicos em ações de educação alimentar e nutricional com crianças
DOI:
https://doi.org/10.20396/san.v29i00.8658489Palavras-chave:
Promoção da saúde, Consumo alimentar, Comportamento alimentar, Prevenção de doençasResumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem se tornado uma estratégia importante para a promoção de melhores escolhas alimentares e prevenção de doenças. O objetivo deste estudo foi avaliar o uso de três recursos pedagógicos em ações de EAN. Cinquenta e seis crianças foram convidadas a participar da pesquisa e foram divididas em três grupos. Após a aplicação dos critérios de exclusão, os grupos foram compostos por: A (n=20), B (n=12) e C (n=13). O estudo consistiu em: avaliação inicial (t = 0), intervenções, segunda avaliação (t = 1) e terceira avaliação realizada três semanas após o fim (t = 2). Para avaliar os resultados das intervenções, foram utilizados o recordatório alimentar de 24 horas e questionário. Cada grupo recebeu uma intervenção baseada em uma distinta base metodológica. A palestra representou a pedagogia tradicional de ensino. O curso prático para a elaboração de suco foi desenvolvido por meio de bases da teoria de Johaan Henrich Pestalozzi e o livro de história, contemplou bases da metodologia de Paulo Freire. Os resultados demonstraram que, todas as intervenções atingiram bons resultados aumentando o nível de conhecimento sobre alimentação e nutrição, entretanto, a palestra e o desenvolvimento do suco, respectivamente, apresentaram menores níveis de esquecimento.
Downloads
Referências
Monteiro CA, Cannon G, Moubarac J-C, Levy RB, Louzada MLC, Jaime PC. The UN Decade of Nutrition, the NOVA food classification and the trouble with ultra-processing. Public Health Nutrition. 2018;21(1):5-17. DOI: https://doi.org/10.1017/S1368980017000234
Munt AE, Partridge SR, Allman-Farinelli M. The barriers and enablers of healthy eating among young adults: a missing piece of the obesity puzzle: A scoping review. Obesity Reviews. 2017;18(1):1-17. DOI: https://doi.org/10.1111/obr.12472
Helle C, Hillesund ER, Omholt ML, Overby NC. Early food for future health: a randomized controlled trial evaluating the effect of an Health intervention aiming to promote healthy food habits from early childhood. BMC Public Health. 2017;17(1):729. DOI: https://doi.org/10.1186/s12889-017-4731-8
WHO. Work programme of the United Nations Decade of Action on Nutrition (2016-2025) [Internet]. 2017 [Acesso em 2021 jun 15]. Disponível em: http://www.who.int/nutrition/decade-of-action/workprogramme-2016to2025/en/
Hawkes C, Smith TG, Jewell J, Wardle J, Hammond RA, Friel S, Thow AM, Kain J. Smart food policies for obesity prevention. The Lancet. 2015;385(9985):2410-2421. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(14)61745-1
Jung LH, Choi JH, Bang HM, Shin JH, Heo YR. A comparison of two differential methods for nutrition education in elementary school: lecture-and experience-based learning program. Nutrition Research Practice. 2015;9(1):87-91. DOI: https://doi.org/10.4162/nrp.2015.9.1.87
Waters E, de Silva-Sanigorski A, Hall BJ, Brown T, Campbell KJ, Gao Y, Summerbell CD. Interventions for preventing obesity in children. Cochrane Database System Review. 2011;12:CD001871. DOI: https://doi.org/10.1002/14651858.CD001871.pub3
Murimi MW, Moyeda-Carabaza AF, Nguyen B, Saha S, Amin R, Njike V. Factors that contribute to effective nutrition education interventions in children: a systematic review. Nutrition Review. 2016;76(8):553-580. DOI: https://doi.org/10.1093/nutrit/nuy020
De Oliveira MCA. A geometria como disciplina do curso de formação de professores primários: a influência do método intuitivo nas primeiras décadas do século XX no Brasil. Perspectiva. 2016;34(1). DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p102
Majamanda J, Maureen D, Munkhondia TM, Carrier J. The Effectiveness of Community-Based Nutrition Education on the Nutrition Status of Under-five Children in Developing Countries. A Systematic Review. Malawi Medical Journal. 2014;26(4):115-118.
Mesquida P, Pereira FI, Bernz ME. The Pestalozzi Method: Mathematics as a Way to the Truth. Creative Education. 2017;08(07):1088-1098. DOI: https://doi.org/10.4236/ce.2017.87078
Freire P. Pedagogia da Autonomia. 43a ed. São Paulo: Paz e Terra; 2011.
Brasil. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.
Anzolin C, Ouriques CM, Hofelmaan DA, Mezadri T. Intervenções nutricionais em escolares. Revista Brasileira de Promoção a Saúde. 2010;23(4).
Detregiachi CRP, Braga TMS. Projeto “Criança saudável, educação dez”: resultados com e sem intervenção do nutricionista. Revista de Nutrição. 2011;24(1). DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-52732011000100005
Conceição AC, Costa EC, Silva LOS, Cardoso EDA, Santos BVS, Duarte ESB, Mendonça XMFD, Gomes RSLCSG. Ludicidade e método ativo na educação alimentar e nutricional do escolar. Interdisciplinary Journal of Health Education. 2019;1. DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.2018.009
WHO. WHO Child Growth Standards based on length/height, weight and age. Acta Paediatrica. Supplement. 2006;450:76-85. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2006.tb02378.x
Grilo LP, Conceição ML, Matos CH, Lacerda LLV. Estado nutricional e práticas de educação nutricional em escolares. O Mundo da Saúde. 2016;40(2). DOI: https://doi.org/10.15343/0104-7809.20164002230238
Coelho LF, Siqueira JH, Molina MCB. Estado nutricional, atividade física e tempo de tela em escolares de 7 – 10 anos: um estudo de intervenção em Vitória – ES. Demetra. 2016;11(4). DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22030
Kuchenbecker J, Reinbott A, Mtimuni B. Nutrition education improves dietary diversity of children 6-23 months at community-level: Results from a cluster randomized controlled trial in Malawi. PLOS One. 2017;12(4). DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0175216
Methner S, Maschkowski G, Hartmann M. The European School Fruit Scheme: impact on children's fruit and vegetable consumption in North Rhine-Westphalia, Germany. Public Health Nutrition. 2016;20(3). DOI: https://doi.org/10.1017/S1368980016002652
Verstraeten R, Leroy JL, Piniak Z, Ochoa-Avilèz A, Holdsworth M, Verbeke. Individual and Environmental Factors Influencing Adolescents’ Dietary Behavior in Low – and Middle – Income Settings. PLOS One. 2016. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0157744
NEPA/UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO: Nepa – Unicamp. 2012.
Pestalozzi JH, Luzuriaga L. Antologia de Pestalozzi: Publicaciones de la Revista de Pedagogía. 1931.
Monteiro CA, Moubarac JC, Levy RB, Canella DS, Louzada MLC, Cannon G. Household availability of ultra-processed foods and obesity in nineteen european countries. Public Health Nutrition. 2018;21(1). DOI: https://doi.org/10.1017/S1368980017001379
Louzada MLC, Ricardo CZ, Steele EM, Levy RB, Cannon G. The share of ultra-processed foods determines the overall nutritional quality of diets in Brazil. Public Health Nutrition. 2018;21(1). DOI: https://doi.org/10.1017/S1368980017001434
Moubarac JC, Batal M, Louzada MLC, Monteiro CA. Consumption of ultra – processed foods predicts diet quality in Canada. Appetite. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.appet.2016.11.006
Porter KJ, Koch PA, Contento IR. Why and How Schools Make Nutrition Education Programs “Work”. Journal of School Health. 2018;88(1):23-33. DOI: https://doi.org/10.1111/josh.12577
Vardanjani AE, Reisi M, Javadzade H, Pour ZG, Tavassoli E. The effect of nutrition education on knowledge, attitude, and performance about junk food consumption among students of female primary schools. Journal of Education Health Promotion. 2015;4:53. DOI: https://doi.org/10.4103/2277-9531.162349
Fechine ÁDL, Machado MMT, Lindsay AC, Fechine VAL, Arruda CAM. Percepção de pais e professores sobre a influência dos alimentos industrializados na saúde infantil. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. 2015;28(1):16-22. DOI: https://doi.org/10.5020/18061230.2015.p16
Cairns G, Angus K, Hastings G, Caraher M. Systematic reviews of the evidence on the nature, extent and effects of food marketing to children. A retrospective summary. Appetite. 2013;62:209-215. DOI: https://doi.org/10.1016/j.appet.2012.04.017
Silva SU, Monego ET, De Souza LM. Almeida GM. As ações de educação alimentar e nutricional e o nutricionista no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciência e Saúde Coletiva. 2018;23:2671-2681. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018238.19642016
Costa MC, Sampaio EV, Zanirati VF, Lopes ACS, Santos LC. Experiência lúdica de promoção de alimentação saudável no ambiente escolar: satisfação e aprendizado dos estudantes. O Mundo da Saúde. 2016;40(1). DOI: https://doi.org/10.15343/0104-7809.201640013850
Yee VCL, Sim KN, Ng YJ, Low LM, Chong ST. Exploring undergraduates’ perceptions of white board and powerpoint lecture style presentations: a case study in Malaysia. Pertanika Journal of Social Sciences and Humanities. 2017;25(2):675-686.
Pereira RC, Inácio MLC, Pereira MCA. Educação alimentar e nutricional: das bases teóricas às experiências práticas. Lavras: Editora UFLA; 2019.
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília: MDS; 2012.
Herbert J, Flego A, Gibbs L. Wider impacts of a 10-week community cooking skills program – Jamie’s Ministry of Food, Australia. BMC Public Health. 2014;14(1). DOI: https://doi.org/10.1186/1471-2458-14-1161
Lucarevschi CR. The role of storytelling on language learning: A literature review. Working Papers of the Linguistics Circle. 2016;26(1):24-44.
Franco AC, Boog MCF. Relação teoria-prática no ensino de educação nutricional. Revista de Nutrição. 2007;20(6). DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-52732007000600007
Botelho LP, Zanirati VF, de Paula DV, Lopes ACS, dos Santos LC. Promotion of a healthy nutrition for school children: learning and perceptions of an operative group. Journal of the Brazilian Society of Food and Nutrition. 2010;35(2):103-116.
FAO. Food-based dietary guidelines [Internet]. Rome: FAO; 2016 [Acesso em 2020 jul 20]. Disponível em: http://www.fao.org/nutrition/education/food-dietary guidelines/background/en
Saraiva LA, Wagner A. A relação família-escola sob a ótica de professores e pais de crianças que frequentam o ensino fundamental. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. 2013;21(81):739-772. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362013000400006
Yamada A, Suzuki M, Kyo M, Katsuki F, Shiraishi N, Watanabe N, Akechi T. Group Psychoeducational Programs Improve Mood Profiles in Mothers of Non-Attendance School Children. Neuropsychiatry (London). 2017;7(5):637-644. DOI: https://doi.org/10.4172/Neuropsychiatry.1000259
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Segurança Alimentar e Nutricional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista Segurança Alimentar e Nutricional utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.