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Avaliação dos parâmetros de comercialização de alimentos em comércios de varejo para apoiar intervenções no ambiente alimentar
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Palavras-chave

Abastecimento de alimentos
Comércio
Ambiente alimentar

Como Citar

SANCHES , Lucas Daniel; LOPES, Renata Fagundes; OLIVEIRA, Maria Aparecida de; MARTINS, Paula Andrea. Avaliação dos parâmetros de comercialização de alimentos em comércios de varejo para apoiar intervenções no ambiente alimentar. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e022021, 2022. DOI: 10.20396/san.v29i00.8669186. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8669186. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Intervenções realizadas em pequenos comércios de alimentos, focadas no consumidor a partir de estratégias de marketing social focadas nos proprietários de comércio por meio de estratégias de apoio ao estabelecimento, se mostram promissoras na mudança de comportamento do consumidor e promoção de alimentação saudável. Para a realização de uma intervenção apropriada é necessário um adequado diagnóstico dos comércios, identificando características que podem facilitar ou dificultar a implementação de intervenção. Dessa forma o presente estudo tem como objetivo avaliar os parâmetros de comercialização de alimentos em comércios de varejo. O estudo tem delineamento transversal em que foram avaliados 9 comércios de varejo de alimentos em regiões de baixo nível socioeconômico. Para a realização da avaliação foi desenvolvido e validado um instrumento, composto por 48 questões. Como resultados, frutas e hortaliças tiveram como mecanismo de aquisição mais frequente a auto aquisição e para alimentos integrais o recebimento via distribuidoras de alimentos. Encontrou-se maior frequência de aquisição para frutas (1-3x/semana) e menor frequência para alimentos integrais (1-2x/mês), podendo ser explicado pela perecibilidade dos grupos de alimentos. Em relação ao grau de rentabilidade, frutas e hortaliças tiveram menor escore comparado aos alimentos integrais. A avaliação dos parâmetros de comercialização é útil para intervenções para tornar os comércios de alimentos mais saudáveis, aumentando a exposição à alimentos saudáveis e a partir daí, favorecer a mudança comportamental do consumidor. Pode contribuir na promoção de políticas públicas que apoiam o pequenos comércios de varejo de alimentos importante os hábitos de aquisição e consumo de alimentos no Brasil.

https://doi.org/10.20396/san.v29i00.8669186
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