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Modos de organização e desafios da participação dos Agricultores Familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar
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Palavras-chave

Agricultura familiar
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Vendas locais

Como Citar

CARMO, Ana Paula Cantarino Frasão do; VILLAR, Betzabeth Slater; BICALHO, Daniela; MIGUEL, Flavia da Silva; SCHWARTZMAN, Flavia; NOGUEIRA, Rosana Maria. Modos de organização e desafios da participação dos Agricultores Familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 28, n. 00, p. e021016, 2021. DOI: 10.20396/san.v28i00.8659189. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8659189. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Introdução: A venda dos produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) representa uma experiência que favorece a sustentabilidade alimentar. Objetivo: Descrever os alimentos fornecidos ao PNAE e caracterizar a venda do agricultor familiar segundo organização produtiva, considerando estabelecimento familiar e apoio institucional e técnico, nos municípios do estado de São Paulo. Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado entre 2012 e 2013 com 110 agricultores que forneceram alimentos para 16 municípios do PNAE no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados e para a análise foram utilizadas estatística descritiva e teste de McNemar. Resultados: Houve prevalência no fornecimento de alimentos in natura pelos agricultores familiares; e aumento das vendas para mercados institucionais, após a vigência da Lei no 11.947/2009. A falta de apoio institucional e de assistência técnica foram as dificuldades mais prevalentes para os agricultores. Conclusão: A agricultura familiar é uma fonte de acesso a alimentos in natura para o PNAE contribuindo para um cardápio escolar saudável, com alimentos frescos e locais. Os fatores que mais dificultam a venda da agricultura familiar para o PNAE são a necessidade de apoio técnico e institucional.

https://doi.org/10.20396/san.v28i00.8659189
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