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Revisão de publicações científicas sobre a influência da publicidade mercadológica no consumo de produtos alimentícios
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Palavras-chave

Publicidade de alimentos
Consumo de alimentos
Marketing
Publicidade
Criança

Como Citar

LEMOS, Francislene Jacqueline; LIMA, Joice Blasi de; GRILO, Mariana Fagundes; SOUZA, Bruna Fernanda do Nascimento Jacinto de. Revisão de publicações científicas sobre a influência da publicidade mercadológica no consumo de produtos alimentícios. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e022009, 2022. DOI: 10.20396/san.v29i00.8656359. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8656359. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A indústria alimentícia investe em publicidade para manter seus clientes ativos. A publicidade mercadológica pode estar associada a compreensões equivocadas sobre alimentação, contribuindo para a consolidação de um ambiente que favorece o consumo de alimentos nutricionalmente inadequados, relacionados a piores condições de saúde. O objetivo deste trabalho foi revisar publicações científicas referentes a esse tipo de marketing e sua influência sobre o consumo de produtos alimentícios. Foi realizada revisão sistemática que contemplou artigos, dissertações e teses publicados a partir do ano 2000, indexados nas bases SciELO e Lilacs, resultando em 19 publicações que atenderam aos critérios de exigibilidade. Os estudos mostraram associação entre a publicidade mercadológica de alimentos não saudáveis, incluindo publicidades veiculadas na televisão, e escolhas alimentares, o que pode impactar negativamente o consumo alimentar e saúde da população, especialmente a infantil. Destaca-se a importância da regulação e restrição da publicidade mercadológica dos fabricantes e anunciantes de produtos alimentícios como uma das estratégias das políticas públicas para promoção de ambientes alimentares saudáveis, além de ressaltar a construção de ambientes que favoreçam e promovam a prática de atividade física e de lazer em segurança, principalmente para crianças, e o planejamento de ações de comunicação em saúde e marketing social focados na promoção da alimentação saudável.

https://doi.org/10.20396/san.v29i00.8656359
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