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Desvendando as geociências: alfabetização científica em oficinas didáticas para o ensino fundamental em Porto Velho, Rondônia
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Palavras-chave

Geociências. Paleontologia. Oficinas. Jogos didáticos. Alfabetização científica.

Como Citar

PEREZ, Cassiana Purcino; ANDRADE, Luana Cardoso de; RODRIGUES, Morgania Ferreira. Desvendando as geociências: alfabetização científica em oficinas didáticas para o ensino fundamental em Porto Velho, Rondônia. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 42–51, 2015. DOI: 10.20396/td.v11i1.8637309. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637309. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

As Geociências são essenciais para o entendimento do mundo físico, embora ainda sejam pouco utilizadas para promover a Alfabetização Científica (AC) no Ensino Fundamental (EF) no Brasil. Este estudo investiga a efetividade de oficinas didáticas para o ensino de Geociências, além de examinar sua contribuição no processo de AC de estudantes do EF. Cada uma das nove oficinas foi aplicada a duas turmas de 5.º ano, utilizando diferentes ferramentas pedagógicas e abordando um tema específico das Geociências, com ênfase na Paleontologia. Como forma de avaliação foram realizados testes de conhecimento antes e após o desenvolvimento do projeto, comparando-os em análises qualitativa e quantitativa. A partir dos resultados, detectou-se: 1) compreensão básica de termos específicos; 2) compreensão das etapas necessárias para a identificação e o estudo dos fósseis; 3) entendimento das etapas necessárias ao processo de fossilização; 4) compreensão da natureza da ciência e do fazer científico; 5) reconhecimento da importância da divulgação do conhecimento científico para a sociedade. Os resultados indicaram a viabilidade do início do processo de AC nos primeiros anos da vida escolar e a relevância das Geociências como forma de envolver os estudantes com temas científicos.

https://doi.org/10.20396/td.v11i1.8637309
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