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Proposta inovadora na aprendizagem da teoria da Tectônica de Placas no Museu de Oceanografia de Serra Talhada, Pernambuco
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Palavras-chave

Centros não formais de educação. Geociências. Jogos digitais. Teoria Tectônica de Placas.

Como Citar

LIMA, Mônica Maria Madureira e; MARQUES, Paulo César Florentino; NUNES, Hélder Antero Amaral; CAVALCANTI, Eduardo Henrique de Farias; CAVALCANTI, Jacqueline Santos Silva. Proposta inovadora na aprendizagem da teoria da Tectônica de Placas no Museu de Oceanografia de Serra Talhada, Pernambuco. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 140–150, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i2.8637371. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637371. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Mudanças tecnológicas implementadas em centros não formais de educação podem despertar maior interesse da população em visitar essas instituições. Em Serra Talhada, distante dos centros urbanos, a implantação de um espaço museológico abrigando as geociências despertou curiosidade e interesse na população. O presente artigo visa apresentar recursos inovadores em um espaço museológico, proporcionando aos visitantes entendimento da Teoria da Tectônica de Placas. O método utilizado implicou o emprego de jogos físicos e virtuais. Após visita ao acervo, inúmeros visitantes responderam questionário relacionado à eficiência dos jogos em relação ao entendimento da teoria. Os resultados mostraram que a dis­tribuição dos conteúdos, seguindo uma ordenação dada pela história geológica e do conhecimento geológico, proporcionou o entendimento da teoria pelos visitantes. Além disso, o emprego de jogos atraiu a atenção dos visitantes, fazendo com que 28,6% deles manifestassem maior interesse pelos conteúdos de geociências do Museu do que pelos demais conteúdos.

https://doi.org/10.20396/td.v10i2.8637371
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