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A concepção sobre “natureza” e “meio ambiente” para distintos atores sociais
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Palavras-chave

Educação ambiental. Natureza. Meio ambiente.

Como Citar

SANTOS, Joseane Aparecida Euclides dos; IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori. A concepção sobre “natureza” e “meio ambiente” para distintos atores sociais. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 151–159, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i2.8637372. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637372. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Neste trabalho buscou-se identificar a construção e significados de “Natureza” e “Meio ambiente” apre­sentada por alunos ingressantes e graduandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP; participantes do projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da EACH/USP; alunos do curso preparatório para o vestibular da organização não governamental Educação e Cidadania para Afrodescendentes e Carentes (EDUCAFRO) e professores da rede pública de ensino do estado de São Paulo. A metodologia adotada consistiu em questionário dissertativo aplicado aos participantes. Os resultados indicam que não há consenso no tocante à significação da “natureza” e “meio ambiente”. Porém, notou-se que há uma forte tendência em associar “natureza” a ecossistemas naturais, numa percepção focada nas definições da ecologia, enquanto no caso de “meio ambiente” a percepção está focada no espaço, associando-o à vida urbana, à antroposfera.

https://doi.org/10.20396/td.v10i2.8637372
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