Criação e implantação do curso de graduação em geologia na Universidade Federal do Espírito Santo

Autores

  • Paulo de Tarso Ferro de Oliveira Fortes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v9i1.8637405

Palavras-chave:

Geologia. Curso de graduação.

Resumo

A fase inicial do curso de graduação em Geologia da Universidade Federal do Espírito Santo pode ser considerada concluída após as etapas de criação, em 2005, e de implantação, a partir de 2006, que resultaram na colação de grau da primeira turma de geólogos do estado e no reconhecimento do curso pelo Ministério de Educação, ambos em 2011. Atualmente o curso tem carga horária total de 4.410 h, integralização curricular em dez períodos semestrais, oferta anual de quarenta vagas e relação candidato/vaga no último vestibular em torno de nove; conta com doze docentes e dois servidores técnico-administrativos efetivos; tem cerca de duzentos estudantes matriculados em seis turmas e oriundos principalmente das seguintes mesorregiões: Metropolitana de Vitória, Polo Cachoeiro e Caparaó no interior do estado do Espírito Santo e dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro; a evasão média é de cerca de 30% nas três primeiras turmas e de 10% nas três turmas subsequentes; está instalado em prédio próprio com alguns laboratórios básicos em funcionamento e tem garantia de custeio integral das atividades de campo. As atuais condições de funcionamento do curso, em termos de atividades de ensino, pesquisa e extensão, sugerem que a futura autoavaliação e a atualização e revisão de seu projeto pedagógico devem auxiliar na sua consolidação em níveis estadual e regional.

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Biografia do Autor

Paulo de Tarso Ferro de Oliveira Fortes, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre Departamento de Geologia.

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Publicado

2015-06-25

Como Citar

FORTES, P. de T. F. de O. Criação e implantação do curso de graduação em geologia na Universidade Federal do Espírito Santo. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 2–13, 2015. DOI: 10.20396/td.v9i1.8637405. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637405. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos