Licitação do “GÁS DE XISTO”: Carta aberta à Excelentíssima Senhora Presidenta Dilma Rousseff

Autores

  • Gerôncio Albuquerque Rocha Estado de São Paulo
  • Ricardo César Aoki Hirata Universidade de São Paulo
  • Luiz Fernando Scheibe Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v9i1.8637411

Palavras-chave:

Noticiário

Resumo

A Agência Nacional do Petróleo – ANP - anunciou a decisão de incluir o chamado gás de xisto na próxima licitação, em outubro, de campos de gás natural em bacias sedimentares brasileiras. Com todo o respeito e admiração, vimos recorrer a Vossa Excelência no sentido de excluir do edital esse tipo especial de jazida, dando um prazo de governo, da ordem de cinco anos, após o qual seja tomada uma decisão estratégica sobre a conveniência de explorar gás de xisto no Brasil. Os motivos e justificativas para isto podem ser assim resumidos: O anúncio da ANP da intenção de explorar gás de xisto é intempestivo e não foi antecedido de qualquer
consulta pública, discussão ou diálogo com a comunidade técnica e científica do País. Está na contramão da transparência administrativa e dos princípios democráticos do próprio Governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerôncio Albuquerque Rocha, Estado de São Paulo

Geólogo, funcionário do Depto. Águas e Energia Elétrica de São Paulo (aposentado), São Paulo, SP.

Ricardo César Aoki Hirata, Universidade de São Paulo

Geólogo, Professor da Univ. São Paulo e Diretor do CEPAS, Centro de Estudos e Pesquisas em Águas Subterrâneas, São Paulo, SP.

Luiz Fernando Scheibe, Universidade Federal de Santa Catarina

Geólogo, Professor Emérito da Univ. Fed. Santa Catarina e Coordenador do Projeto REDE GUARANI/SERRA GERAL em SC, Florianópolis, SC

Downloads

Publicado

2015-06-25

Como Citar

ROCHA, G. A.; HIRATA, R. C. A.; SCHEIBE, L. F. Licitação do “GÁS DE XISTO”: Carta aberta à Excelentíssima Senhora Presidenta Dilma Rousseff. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 64, 2015. DOI: 10.20396/td.v9i1.8637411. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637411. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Noticiário