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Utilização de recursos de ambiente CAD em geologia estrutural
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Palavras-chave

Geologia estrutural. Representação tridimensional. Programas CAD. Geologia. Ensino-aprendizagem.

Como Citar

CARNEIRO, C. D. R.; CARVALHO, A. M. A. de. Utilização de recursos de ambiente CAD em geologia estrutural. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 83–93, 2015. DOI: 10.20396/td.v8i2.8637417. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637417. Acesso em: 5 jun. 2023.

Resumo

O artigo descreve exemplos e técnicas de uso de recursos em ambiente CAD para ensino-aprendizagem de Geologia Estrutural. Na resolução manual de problemas práticos, as estruturas de corpos rochosos são tratadas como arranjos tridimensionais de figuras geométricas, como planos, linhas e superfícies. As técnicas envolvem geometria descri­tiva, trigonometria e geometria analítica. Baseados em conhecimentos sobre o conjunto de técnicas manuais, os recursos em ambiente CAD auxiliam o ensino-aprendizagem de técnicas de representação em três dimensões. O artigo reune três exemplos típicos, em ambiente CAD, de problemas sobre espessuras de camadas, profundidades, mergulhos aparentes, interseção de planos e determinação da atitude de um plano a partir de três pontos. Os exemplos ajudam a selecionar bons caminhos para resolução de problemas, sob a restrição permanente da aquisição de licenças de softwares comerciais. A experiência estimula a busca de alternativas educacionais para superar resultados, tantas vezes insatisfatórios, do ensino-aprendizagem de Geologia Estrutural.

https://doi.org/10.20396/td.v8i2.8637417
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