A experiência da oficina “Do mito à natureza: educar o olhar para as ciências da terra” no Festival de Inverno de Antonina (PR)

Autores

  • Maria José Maluf de Mesquita Universidade Estadual de Campinas
  • Jefferson de Lima Picanço Universidade Estadual de Campinas
  • Marcell Leonard Besser Universidade Federal do Paraná
  • José Carlos Ribeiro Universidade Federal do Paraná
  • Heloisa Dmeterko Universidade Federal do Paraná
  • Angela Lucia da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Giovana Marques da Cruz Universidade Federal do Paraná
  • Fabiane Aline Acordes Universidade Federal do Paraná
  • Patrícia Ruth Ribeiro Universidade Federal do Paraná
  • Tatiane Hamerscmidt Universidade Federal do Paraná
  • José Eduardo Francisco Morais Universidade Federal do Paraná
  • Fábio Berton Universidade Federal do Paraná
  • Rafael França de Mattos Universidade Federal do Paraná
  • Danielle Cristina Buzatto Schemiko Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v7i2.8637433

Palavras-chave:

Educação em geociências. Geomitologia. Grupo PET Geologia. UFP, Antonina-PR

Resumo

A experiência de trabalhar com geomitos, ou lendas de origem geológica, revelou que os fenômenos naturais permeiam a mitologia popular. Durante encontro essencialmente artístico-cultural de 2009, o 19º Festival de Inverno de Antonina, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A oficina objeto deste artigo foi idealizada, elaborada e executada pelo projeto “Sala da Terra: Geociências na educação e no cotidiano da sociedade”. Houve apresentação e discussão de conceitos básicos de Geociências para professores e alunos de escolas de Antonina e outras cidades, como estabilidade de encostas, dinâmica costeira, tectônica de placas, vulcanismo e formação da Serra do Mar. Empregaram-se maquetes, modelos 3D e recursos audiovisuais, além de atividades de campo, questionários de conhecimentos e avaliação da oficina. Os resultados da avaliação pré-oficina refletem a ausência de temas de Geociências no currículo da educação básica; assuntos do currículo ou de forte exposição na mídia tiveram bom índice de acertos. A abordagem adotada promoveu prendizado e retenção de conceitos, como mostrada pela melhora na avaliação de conteúdos pós-oficina.

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Biografia do Autor

Maria José Maluf de Mesquita, Universidade Estadual de Campinas

Depto. de Geocinciências Aplicada ao Ensino (DGAE) , IG-UNICAMP.

Jefferson de Lima Picanço, Universidade Estadual de Campinas

Depto. de Geocinciências Aplicada ao Ensino (DGAE) , IG-UNICAMP.

Marcell Leonard Besser, Universidade Federal do Paraná

Grupo PET, Geologia, Dept de Geologia, Setor de Ciências da Terra (UFPR).

José Carlos Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Grupo PET, Geologia, Dept de Geologia, Setor de Ciências da Terra (UFPR).

Heloisa Dmeterko, Universidade Federal do Paraná

Grupo PET, Geologia, Dept de Geologia, Setor de Ciências da Terra (UFPR).

Angela Lucia da Silva, Universidade Federal do Paraná

Grupo PET, Geologia, Dept de Geologia, Setor de Ciências da Terra (UFPR).

Giovana Marques da Cruz, Universidade Federal do Paraná

Grupo PET, Geologia, Dept de Geologia, Setor de Ciências da Terra (UFPR).

Fabiane Aline Acordes, Universidade Federal do Paraná

Grupo PET, Geologia, Dept de Geologia, Setor de Ciências da Terra (UFPR).

Patrícia Ruth Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Bolsistas de extensão do projeto Sala da Terra, PROEC, UFPR.

Tatiane Hamerscmidt, Universidade Federal do Paraná

Bolsistas de extensão do projeto Sala da Terra, PROEC, UFPR

José Eduardo Francisco Morais, Universidade Federal do Paraná

Grupo PET, Geologia, Dept de Geologia, Setor de Ciências da Terra (UFPR).

Fábio Berton, Universidade Federal do Paraná

Grupo PET, Geologia, Dept de Geologia, Setor de Ciências da Terra (UFPR).

Rafael França de Mattos, Universidade Federal do Paraná

Grupo PET, Geologia, Dept de Geologia, Setor de Ciências da Terra (UFPR).

Danielle Cristina Buzatto Schemiko, Universidade Federal do Paraná

Grupo PET, Geologia, Dept de Geologia, Setor de Ciências da Terra (UFPR).

 

Referências

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

MESQUITA, M. J. M. de; PICANÇO, J. de L.; BESSER, M. L.; RIBEIRO, J. C.; DMETERKO, H.; SILVA, A. L. da; CRUZ, G. M. da; ACORDES, F. A.; RIBEIRO, P. R.; HAMERSCMIDT, T.; MORAIS, J. E. F.; BERTON, F.; MATTOS, R. F. de; SCHEMIKO, D. C. B. A experiência da oficina “Do mito à natureza: educar o olhar para as ciências da terra” no Festival de Inverno de Antonina (PR). Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 104–116, 2015. DOI: 10.20396/td.v7i2.8637433. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637433. Acesso em: 2 fev. 2023.

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