Uma proposta prática de aprendizado para a disciplina de geologia urbana

  • Sueli Yoshinaga Pereira Universidade Estadual de Campinas
  • Pedro Wagner Gonçalves Universidade Estadual de Campinas
  • Heraldo Cavalheiro Navajas Sampaio Campos Ministério Público do Estado de São Paulo
Palavras-chave: Ensino de geociências. Trabalhos de campo. Riscos geológicos. Geologia urbana.

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de aprendizado aplicada na disciplina de Geologia Urbana oferecida pelo curso de Geologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) aos estudantes do 5° ano, com ênfase para os trabalhos de campo. Pelo tipo de abordagem adotado ao longo do semestre, a disciplina visa despertar nos estudantes uma consciência crítica da futura profissão de geólogo e qual a sua função social. Para cada tema do programa foi montada uma aula teórica, seguida de visita de campo e finalizada com uma oficina. A experiência de três anos indica que parcela significativa dos alunos compreende a proposta e a importância de sua participação, mas há um grupo que permanece passivo e desenvolve atitude cartorial diante do ensino. Embora a inovação tenha sido testada somente três vezes, envolvendo pouco menos de 80 alunos, assinalamos que os resultados foram satisfatórios

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Yoshinaga Pereira, Universidade Estadual de Campinas
Dept. de Geologia e Recursos Naturais, Instituto de Geociências, Univ. Est. de Campinas – UNICAMP, Campinas, SP.
Pedro Wagner Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas
Dept. de Geociências Aplicadas ao Ensino, Instituto de Geociências, Univ. Est. de Campinas – UNICAMP, Campinas
Heraldo Cavalheiro Navajas Sampaio Campos, Ministério Público do Estado de São Paulo
Centro de Apoio Operacional à Execução, CAEx. Ministério Público do Estado de São Paulo, MPSP

Referências

ABGE. Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental. 2010. Definição de Geologia de Engenharia. São Paulo: ABGE. URL: http://www.abge.com.br/html/modules.phpname=Content&pa=showpage&pid=10. Acesso: 6.08.2010.

AEG. Association of Environmental & Engineering Geologists. 2010. Engineering Geology. Denver: AEG. URL: http://www.aegweb.org/i4a/pages/index.cfm? pageid=3862. Acesso: 6.08.2010.

Carneiro C.D.R., Toledo M.C.M. de; Almeida F.F.M. de. 2004. Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica. Rev. Bras. Geoc. 34(4):553-560.

Drummond C.N., Markin J.M. 2008. An analysis of the Bachelor of Science in Geology degree as offered in the United States. J. Geosc. Educ., 56(2):113-119.

Frodeman R. 2000. Earth matters: the Earth sciences, philosophy, and the claims of community. Upper Saddle River (NJ, EUA): Prentice Hall. 208p.

Lutz T., Srogi LA. 2010. A values framework for students to develop thoughtful attitudes about citizenship and stewardship. J. Geosc. Educ., 58(1):14-20.

Publicado
2015-06-29
Como Citar
Pereira, S. Y., Gonçalves, P. W., & Campos, H. C. N. S. (2015). Uma proposta prática de aprendizado para a disciplina de geologia urbana. Terrae Didatica, 7(1), 49-59. https://doi.org/10.20396/td.v7i1.8637441
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)