Uma proposta prática de aprendizado para a disciplina de geologia urbana
DOI:
https://doi.org/10.20396/td.v7i1.8637441Palavras-chave:
Ensino de geociências. Trabalhos de campo. Riscos geológicos. Geologia urbana.Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de aprendizado aplicada na disciplina de Geologia Urbana oferecida pelo curso de Geologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) aos estudantes do 5° ano, com ênfase para os trabalhos de campo. Pelo tipo de abordagem adotado ao longo do semestre, a disciplina visa despertar nos estudantes uma consciência crítica da futura profissão de geólogo e qual a sua função social. Para cada tema do programa foi montada uma aula teórica, seguida de visita de campo e finalizada com uma oficina. A experiência de três anos indica que parcela significativa dos alunos compreende a proposta e a importância de sua participação, mas há um grupo que permanece passivo e desenvolve atitude cartorial diante do ensino. Embora a inovação tenha sido testada somente três vezes, envolvendo pouco menos de 80 alunos, assinalamos que os resultados foram satisfatóriosDownloads
Referências
ABGE. Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental. 2010. Definição de Geologia de Engenharia. São Paulo: ABGE. URL: http://www.abge.com.br/html/modules.phpname=Content&pa=showpage&pid=10. Acesso: 6.08.2010.
AEG. Association of Environmental & Engineering Geologists. 2010. Engineering Geology. Denver: AEG. URL: http://www.aegweb.org/i4a/pages/index.cfm? pageid=3862. Acesso: 6.08.2010.
Carneiro C.D.R., Toledo M.C.M. de; Almeida F.F.M. de. 2004. Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica. Rev. Bras. Geoc. 34(4):553-560.
Drummond C.N., Markin J.M. 2008. An analysis of the Bachelor of Science in Geology degree as offered in the United States. J. Geosc. Educ., 56(2):113-119.
Frodeman R. 2000. Earth matters: the Earth sciences, philosophy, and the claims of community. Upper Saddle River (NJ, EUA): Prentice Hall. 208p.
Lutz T., Srogi LA. 2010. A values framework for students to develop thoughtful attitudes about citizenship and stewardship. J. Geosc. Educ., 58(1):14-20.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.