Relato final do I Seminário Nacional sobre Cursos de Graduação em Geologia

Autores

  • Frederico Sobreira Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v1i1.8637445

Palavras-chave:

Relato

Resumo

O I Seminário Nacional sobre Cursos de Graduação em Geologia, promovido pelo Instituto de Geociências da UFBA e pela SBG Núcleo BA-SE, realizou-se entre os dias 30 de maio e 1 de junho nas dependências do Instituto de Geociências da UFBA. Fizeram-se presentes 16 das 19 escolas de Geologia do Brasil, representadas pelos coordenadores de cursos e alguns diretores. Nestes três dias foram discutidas várias questões referentes aos cursos de Geologia, cujos resultados estão sintetizados neste relato, assim como as propostas de ação conjunta para mitigar os problemas detectados, respeitando-se as particularidades de cada curso e sua instituição mantenedora. Em função da proximidade da aprovação pelo MEC da proposta de diretrizes curriculares para os cursos de Geologia, este tema foi o assunto essencial da reunião. Após detalhadas análises foram feitas sugestões de alterações à proposta do MEC, sem, entretanto, desfigurar a sua proposta original. O resultado final desta análise será encaminhado ao MEC para sua avaliação por parte da Comissão de Especialistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Sobreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Geologia de Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Geologia Econômica e Ambiental pela Universidade de Lisboa (1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Ouro Preto. 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

SOBREIRA, F. Relato final do I Seminário Nacional sobre Cursos de Graduação em Geologia. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 51–54, 2015. DOI: 10.20396/td.v1i1.8637445. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637445. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Relato