Diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Geologia e Engenharia Geológica

Autores

  • Alexis Rosa Nummer Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v1i1.8637447

Palavras-chave:

Relato

Resumo

O notável incremento, verificado nas últimas décadas, nas demandas sociais sobre o ambiente e sobre os recursos naturais, bem como as significativas mudanças na produção e transmissão do conhecimento científico e tecnológico tornam inadiável a realização de amplo diagnóstico sobre a formação dos geólogos nas Universidades Brasileiras. Esse cenário permitiu que, no ano de 2001, o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia e, no ano de 2002, o Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, com apoio da Sociedade Brasileira de Geologia e outras entidades, organizassem duas reuniões sucessivas, denominadas de Seminário Nacional sobre Cursos de Graduação em Geologia, com o objetivo de analisar os rumos do ensino na Geologia no Brasil, com vistas a enfrentar os desafios do século XXI. Os resultados do primeiro evento foram sintetizados por Mesquita et. al. (2001).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexis Rosa Nummer, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado (2001) e pós doutorado (2011) em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (2001). Participou como aluno nos Cursos de Especialização em Ensino de Geociências (UNICAMP, em 1994) e Geoprocessamento (LAGEOP - UFRJ, em 2002) e como Pesquisador Visitante na University of Guelph, Ontário, Canadá (2012). 

Referências

Mesquita F.J.G.; Artur, A.C.; Lazzarotto, A.; Misi, A.; Leipnitz, B.; Barros, C.E.; Carneiro, C.D.R.; Tubbs Filho, D.; Assis, F.P.; Abreu, F.A.M.; Sobreira, F.; Moura, M.A.; Toledo, M.C.M.; Souza, M.A.T.A. de; Costa, R.D.; Zouain, R.N. A.; Menegat, R.; Nadalin, R.J.; Santos, R.A.A. dos; Vasconcelos S.M.S.; Marques T.M.; Neri, T.F.O.; Dias, V. M.; Souza Z.S. de. 2001. Sugestões de Alteração para a Proposta de Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Geologia e Engenharia

Geológica. Salvador: Inst. Geoc. UFBA. 9p. (documento inédito, elaborado com base nas contribuições do I Seminário Nacional sobre Cursos de Graduação em Geologia, Salvador, 30.05 a 01.06.2001).

Sobreira, F. 2001. Relato Final. I Seminário Nacional sobre Cursos de Graduação em Geologia. Ouro Preto: Inst. Geoc. UFOP. 4p. (documento inédito; síntese das contribuições do I Seminário Nacional sobre Cursos de Graduação em Geologia, Salvador, 30.05 a 01.06.2001).

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

NUMMER, A. R. Diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Geologia e Engenharia Geológica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 64–69, 2015. DOI: 10.20396/td.v1i1.8637447. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637447. Acesso em: 18 out. 2021.

Edição

Seção

Relato

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)