O ensino da Geologia nas escolas portuguesas, durante o século XIX e primeira metade do século XX

Autores

  • Filomena Amador Universidade Aberta, Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v3i1.8637473

Palavras-chave:

Curricula. Manuais escolares. História da Geologia.

Resumo

Neste trabalho, procuramos descrever e caracterizar as diferentes fases por que passou o ensino da Geologia, em Portugal, com particular destaque para o período que vai desde a criação dos primeiros liceus até aos anos cinqüenta do século XX. Para esse feito, suportamo-nos numa análise de documentação legal, referente aos curricula, em paralelo, com a análise dos manuais escolares associados a cada uma das reformas programáticas, procurando identificar através da introdução de uma perspectiva histórica continuidades e rupturas que ajudem a caracterizar a evolução do ensino da Geologia

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Biografia do Autor

Filomena Amador, Universidade Aberta, Lisboa

Universidade Aberta, Lisboa – Portugal. Departamento de Ciências Exactas e Tecnológicas.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

AMADOR, F. O ensino da Geologia nas escolas portuguesas, durante o século XIX e primeira metade do século XX. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 4–17, 2015. DOI: 10.20396/td.v3i1.8637473. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637473. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos