Ensino de técnicas de análises de minerais com ênfase na interpretação de dados: teoria e prática na formação do geólogo

  • Carlos Jorge da Cunha Universidade Federal do Paraná
  • Orliney Maciel Guimarães Universidade Federal do Paraná
  • Márcio Peres de Araújo Universidade Federal do Paraná
  • Eleonora Maria Gouvêa Vasconcellos Universidade Federal do Paraná
  • Joaniel Munhoz Martins Universidade Federal do Paraná
  • José Manoel dos Reis Neto Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda Machado Martins Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Análise de minerais e rochas. Material didático. Formação do geólogo. Competências. Articulação entre teoria e prática

Resumo

Atividade didática inicialmente desenvolvida na disciplina Química Inorgânica Experimental, ministrada aos alunos do Curso de Geologia da UFPR objetivou atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para formação do geólogo e do engenheiro geólogo. A atividade buscou articular teoria e prática por meio da interpretação de dados de análise instrumental de caracterização elementar, estrutural e mineralógica de minerais e rochas. Para desenvolvimento, 12 amostras de minerais foram selecionadas e analisadas por fluorescência de raios X, difração de raios X de pó, microscopia eletrônica de varredura com sonda EDS e microscopia óptica (Petrografia). Documento com os resultados não-interpretados foi disponibilizado aos alunos em uma homepage e foi solicitado que os alunos identificassem as amostras por meio da interpretação dos dados. A avaliação dos professores ao final do trabalho foi de que a proposta apresentada é adequada para a disciplina de Mineralogia Descritiva e ajuda a atender às demandas exigidas para formação do geólogo, que hoje passam pelo pensar, pelo ler a realidade, compreender os processos, identificar problemas e gerar soluções, exigindo a articulação entre o fazer e o conhecer

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Jorge da Cunha, Universidade Federal do Paraná

Departamento Química da Universidade Federal do Paraná

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná
Departamento Química da Universidade Federal do Paraná
Márcio Peres de Araújo, Universidade Federal do Paraná
Departamento Química da Universidade Federal do Paraná
Eleonora Maria Gouvêa Vasconcellos, Universidade Federal do Paraná
Departamento Geologia da Universidade Federal do Paraná
Joaniel Munhoz Martins, Universidade Federal do Paraná
Departamento Geologia da Universidade Federal do Paraná
José Manoel dos Reis Neto, Universidade Federal do Paraná
Departamento Geologia da Universidade Federal do Paraná
Fernanda Machado Martins, Universidade Federal do Paraná
Departamento Química da Universidade Federal do Paraná

Referências

Afonso J.C., Aguiar R.M., Gomes L.M.B. 2004. Análise química de sais de cobre fabricados entre 1877 e 1995, Quim. Nova, 27(4): 678-683.

Antunes R.L.C. 2000. Adeus ao Trabalho? : Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 7a. ed. ampl., São Paulo: Cortez.

Assis J.F.P., Lazzarotto A. 2006. Relato Final do V Encontro do Fórum Nacional de Cursos de Geologia. Cuiabá, junho de 2005. Terræ Didatica, 2(1):91-104. http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/.

Borges R.M.R. 1996. Em Debate: Cientificidade e Educação em Ciências. Porto Alegre: SE/CECIRS. p. 58-60.

Carneiro C.D.R. 2005. Relato Final do I Encontro do Fórum Nacional de Cursos de Geologia. João Pessoa, set. 2002. Terræ Didatica, 1(1):70-73. http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/

Carneiro C.D.R., Assis J.F.P. 2005. Relato Final do II Encontro do Fórum Nacional de Cursos de Geologia. Belém, maio 2003. Terræ Didatica, 1(1):74-83. http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/

Carneiro, C.D.R.; Nummer, A.R.; Assis, J.F.P.; Pinho, F.E.C. 2005. Relato Final do III Encontro do Fórum Nacional de Cursos de Geologia. Diamantina, junho de 2004. Terræ Didatica, 1(1):84-96. http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/

Deer W.A., Howie R.A., Zussman J. 2000. Minerais constituintes das rochas. Uma introdução. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Ferreira L.H., Hartwig D.R. 2006. Grupo de Trabalho 2. Experimentação. In: I Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, Universidade de Campinas – Instituto de Química. URL: http://gpquae.iqm.unicamp.br/EPPEQ.pdf. Publ. Abril 2006.

Gill R. 1989. Chemical Fundamentals of Geology. 2 ed. London: Kluwer.

Gomes C.B. 1984. Técnicas Analíticas Instrumentais Aplicadas à Geologia. São Paulo: Edgard BlücherPró-Minério.

Harris D. 2002. Quantitative Chemical Analysis. 6 ed. New York: W.H. Freeman Publ.

Klein C., Hurlbut A.S.Jr., after J.D. Dana 1999. Manual of Mineralogy. 21 ed. New York: Wiley.

Krauskopf K.B. 1979. Introduction to Geochemistry. 2 ed. New York: Wiley.

Kuenzer A.Z. 2001. Ensino de 2o Grau, o trabalho como princípio educativo. 4 ed., São Paulo: Cortez, 166 p.

Kuenzer A.Z. 2003. Conhecimento e Competência no Trabalho e na Escola, Educação & Linguagem, 8:45-68.

Marx K., Engels F. 1998. A ideologia alemã. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes. Mincryst http://database.iem.ac.ru/mincryst/index.php

Nummer A.R., Godoy A.M.; Lazzarotto A., Carneiro C.D.R., Schultz C.L., Tubbs Filho D., Guimarães E.M., Althoff F., Assis J.F.P., Pinho F.E.C., Sobreira F., Carvalho I.S., Sabadia J.A.B., Fernandes Filho L.A., Toledo M.C.M.de, Fernandes M.L.S., Costa

R.D.da, Machado R., Menegat R., Nadalin R.J., Santos R.A.A.dos, Vasconcelos S.M.S., Marques T.M., Souza Z.S.de. 2005. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Geologia e Engenharia Geológica. Terræ Didatica, 1(1):64-69.http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v1n1/t_didatica_2005_

v01n01_p064-069_nummer_et_al.pdf.

Reed J.B. 2005. Electron Microprobe Analysis and Scanning Electron Microscopy in Geology. 2 ed. Cambridge: Cambridge Univ. Press.

Skoog D.A., Holler F.J., Nieman T.A. 1998. Principles of Instrumental Analysis. 5 ed. Philadelphia: Harcourt Brace.

Vasquez A.S. 1977. Filosofia da Práxis. Trad. Luiz Fernando Cardoso. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Publicado
2015-06-30
Como Citar
Cunha, C. J. da, Guimarães, O. M., Araújo, M. P. de, Vasconcellos, E. M. G., Martins, J. M., Reis Neto, J. M. dos, & Martins, F. M. (2015). Ensino de técnicas de análises de minerais com ênfase na interpretação de dados: teoria e prática na formação do geólogo. Terrae Didatica, 4(1), 14-27. https://doi.org/10.20396/td.v4i1.8637490
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)