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A Olimpíada Brasileira de Geociências: contribuição para a popularização das Ciências da Terra
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Palavras-chave

Geociências. Olimpíada de ciência. Divulgação científica. Educação em museus

Como Citar

CASTRO, Aline Rocha de Souza Ferreira de; ARACRI, Eveline Milani Romeiro Pereira; DIOGO, Marcia Cezar; GRECO, Patrícia Danza; MANSUR, Kátia Leite; CARVALHO, Ismar de Souza. A Olimpíada Brasileira de Geociências: contribuição para a popularização das Ciências da Terra. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 108–116, 2015. DOI: 10.20396/td.v11i2.8640715. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8640715. Acesso em: 6 out. 2024.

Resumo

A questão ambiental assumiu importância fundamental no final do século XX, época na qual em muitos lugares da Terra despertou-se a consciência para os problemas globais de poluição e deterioração ambientais. Ciente disso, o Museu da Geodiversidade, pertencente ao Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, procura contribuir com atividades educativas sobre temas das Ciências da Terra, sob um viés valorativo e preservacionista. A 1ª Olimpíada Nacional de Geociências ocorreu no ano de 2011, sob o tema "Geodiversidade: conhecer e conservar". Reuniram-se alunos e professores do Ensino Médio de todo o país, que puderam aprender mais sobre o planeta e as melhores formas de utilizar seus recursos de modo consciente. A Olimpíada, financiada pelo CNPq e patrocinada pela Petrobras, desenvolveu-se online nas três primeiras fases e presencial na última, realizando integração de representantes deste imenso país. Apesar das dificuldades encontradas, os resultados da atividade foram excelentes: maior problematização e diálogo sobre a temática ambiental relacionada às Geociências em território nacional, além de uma grande oportunidade de divulgação somada ao incentivo dos jovens em seguir carreiras científicas.

https://doi.org/10.20396/td.v11i2.8640715
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Referências

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