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Concepções de professores de ciências naturais de Caçapava do Sul (RS, Brasil) sobre geologia local: subsídios à educação geopatrimonial
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Palavras-chave

Educação geopatrimonial. Levantamento (survey). Escolas públicas. Caçapava do Sul.

Como Citar

BORBA, André Weissheimer de; TEIXEIRA, Kathlem de Melo; FERREIRA, Pedro Freitas; FERREIRA, Patrícia de Freitas. Concepções de professores de ciências naturais de Caçapava do Sul (RS, Brasil) sobre geologia local: subsídios à educação geopatrimonial. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 117–124, 2015. DOI: 10.20396/td.v11i2.8640730. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8640730. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O trabalho relata a aplicação de um levantamento (survey) realizado com os professores da área de ciências da rede pública de educação básica de Caçapava do Sul (RS, Brasil) sobre a geodiversidade local e seu potencial no ensino. O questionário foi respondido por 22 professores (de um universo próximo a 50 profissionais). Os respondentes são, em sua maioria, cidadãos oriundos da própria comunidade caçapavana, o que é positivo em termos de identificação com o município e com seus alunos. Os professores consideram seu conhecimento em geologia (geral e específico sobre Caçapava do Sul) regular a restrito, mostram-se otimistas com relação ao uso dos geossítios locais como ferramentas de ensino e dispostos a incrementar seu conhecimento e suas aulas nos aspectos relacionados às ciências da Terra. O levantamento ainda identificou mitos, confusões e equívocos sobre a geologia local, os quais serão importantes subsídios para atividades de educação geopatrimonial.

https://doi.org/10.20396/td.v11i2.8640730
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