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Exposição de conteúdos geocientíficos como possibilidade de Educação em Patrimônio Geológic
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Palavras-chave

Geodiversidade. Educação geocientífica. Patrimônio geológico.

Como Citar

LICCARDO, Antonio; PIMENTEL, Carla Silvia; GUIMARÃES, Gilson Burigo; PIDHORODECKI, Gisele; ALMEIDA, Simone Aparecida de; ALESSI, Samara Moletta; OLIVEIRA, Marianne; CARNEIRO, Raony Tullio. Exposição de conteúdos geocientíficos como possibilidade de Educação em Patrimônio Geológic. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 182–188, 2016. DOI: 10.20396/td.v11i3.8643646. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8643646. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

No âmbito do projeto “Geodiversidade na Educação”, uma exposição de material geológico com caráter museológico foi criada em áreas de passagem do Setor de Ciências Exatas e Naturais da UEPG, utilizando a reserva técnica do Laboratório de Geologia. Buscando aproximar o conhecimento acadêmico do público geral, foram expostos minerais, rochas, fósseis, meteoritos e artefatos arqueológicos de maneira a disponibilizar um interessante e variado acervo. Com uma visitação anual de cerca de 2000 pessoas, entre escolas municipais, faculdades, público leigo e alunos e professores da própria instituição, a análise de questionários de avaliação permitiu a inferência de ajustes quanto à linguagem e verificação de alguns resultados, como o impacto nas aulas convencionais. A incorporação de conceitos sobre patrimônio referentes ao meio ambiente é muito efetiva quando se valoriza a informação; as amostras permitiram a conexão da informação com o ambiente externo natural. Vistas como “pedaços da geodiversidade”, as amostras do acervo foram sensivelmente enfatizadas e a exposição de seus dados técnicos conduziu a uma sensibilização em relação aos conceitos de patrimônio geológico.

https://doi.org/10.20396/td.v11i3.8643646
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