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A modelação aplicada à temática dos riscos naturais: O caso concreto de instituições de ensino superior em Portugal
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Palavras-chave

Modelação. Ensino superior. Riscos naturais. Fichas de unidades curriculares

Como Citar

MOUTINHO, Sara Batista Gomes; MOURA, Rui Miguel Marques; VASCONCELOS, Clara Maria da Silva. A modelação aplicada à temática dos riscos naturais: O caso concreto de instituições de ensino superior em Portugal. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 118–125, 2016. DOI: 10.20396/td.v12i2.8646320. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8646320. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O recurso à modelação como metodologia de ensino é relevante no processo de recriação e simulação de fenómenos naturais, nomeadamente fenómenos geológicos e ambientais. Pretendendo-se verificar se o recurso à modelação é uma metodologia significativa no sucesso da aprendizagem dos estudantes de riscos naturais do ensino superior português, foram analisadas as fichas das unidades curriculares que abordam temáticas de riscos naturais nas universidades públicas portuguesas, tendo-se optado por selecionar apenas unidades curriculares do primeiro ciclo de estudos – licenciatura. No total foram analisadas, com recurso a uma grade de análise, oito fichas de unidades curriculares, ministradas em sete universidades públicas portuguesas. As
evidências encontradas indicam que nenhum dos documentos em análise contempla a utilização da modelação como metodologia de ensino de temáticas de riscos naturais, predominando um ensino essencialmente tradicional, sobressaindo a necessidade de intervenção ao nível das metodologias de ensino valorizando-se a manipulação e a exploração de modelos no ensino superior.

https://doi.org/10.20396/td.v12i2.8646320
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