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Adaptação e aplicação de experimento de erosão do solo em escola pública: reflexões didático-pedagógicas.
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Palavras-chave

Experimentação. Erosão do solo. Geoética. Educação ambiental.

Como Citar

QUADROS, Letícia Severina; SARTORI, José Eduardo; NASCIMENTO, Nádia Regina. Adaptação e aplicação de experimento de erosão do solo em escola pública: reflexões didático-pedagógicas. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 231–239, 2016. DOI: 10.20396/td.v12i3.8647900. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8647900. Acesso em: 2 dez. 2024.

Resumo

A geoética é um campo interdisciplinar da ética aplicada às geociências, invocando uma atitude ética e responsável da humanidade para com a geosfera. Para isto, a formação de uma consciência ambiental e a difusão da educação ambiental são essenciais, especialmente nos jovens. Assim, a escola se torna o palco ideal para se discutir e desenvolver projetos de educação ambiental. No presente trabalho discute-se sobre a utilização da experimentação como ferramenta didática. Além disso, descreve-se a adaptação de um simulador portátil de erosão do solo, relatando os resultados obtidos da aplicação do experimento em uma aula prática em escola pública. A abordagem didática adotada foi a de estimular a participação ativa e o compartilhamento de experiências dos próprios alunos através de atividades interativas. Deste modo, buscou-se aprimorar a percepção, a capacidade analítica, bem como exercitar a reflexão e o senso crítico dos estudantes, desenvolvendo assim uma educação emancipatória. A avaliação preliminar e qualitativa das atividades mostrou um ganho efetivo de aprendizado. Assim, este trabalho contribuirá para a inclusão do ensino das Geociências nas Escolas.
https://doi.org/10.20396/td.v12i3.8647900
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