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Contribuições da educação não formal no aprendizado sobre geodiversidade: projeto geodiversidade na educação
Cordões arenosos fluviais em vista aérea do Rio Tocantins, região entre Estreito e Carolina, Maranhão.
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Palavras-chave

Geodiversidade. Educação não formal. Patrimônio geológico. Geociências.

Como Citar

PIMENTEL, Carla Silvia; LICCARDO, Antonio; MAIESKI, Kleverson Gonçalves; MENDES, Camila Priotto. Contribuições da educação não formal no aprendizado sobre geodiversidade: projeto geodiversidade na educação. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 225–232, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i3.8651807. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8651807. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O projeto “Geodiversidade na Educação” vem desenvolvendo ações no campo da educação não formal desde 2011.  Dentre elas organizou uma exposição de material geológico, com caráter museológico, que busca desenvolver noções de educação geocientífica, patrimonial e ambiental a partir do conhecimento da geodiversidade. Com a consolidação do projeto, as pesquisas buscaram identificar contribuições efetivas na formação profissional de alunos-monitores dos cursos de Geografia da UEPG e as aprendizagens dos alunos visitantes. Os resultados revelaram que ações do projeto contribuíram com eficácia no desempenho dos alunos no curso e/ou na vida profissional, além de trazer aportes para o desenvolvimento pessoal. Avalia-se que o projeto cumpre sua função na educação não formal, divulgando conhecimento científico à comunidade e desenvolvendo produtos paradidáticos. Em relação aos estudantes que visitaram a exposição, seus professores apontaram correlação direta entre os conteúdos da exposição e aqueles ensinados aos seus alunos, afirmando ainda que o projeto é motivador e didaticamente adequado.

https://doi.org/10.20396/td.v14i3.8651807
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