Experiência interdisciplinar na educação básica e na formação de professores: artes, biologia e geociências

  • Sarah Gonçalves Duarte Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1522-1960
  • Claudia Maria Magalhães Ribeiro Martins Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Luana Graziella Bandeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lucio Caetano Carramillo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Pereira Gervásio Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Maria Dolores Wanderley Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Educação. Evolução. Paleontologia. Didático-pedagógico.

Resumo

A interdisciplinaridade melhora o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, um método mesclando “Arte, Biologia e Geociências” foi desenvolvido. O objetivo desde método era fazer com que os alunos do Ensino Médio de um colégio estadual representassem através da arte a origem do universo, do planeta Terra e da vida, seguindo a escala do tempo geológico e da evolução dos organismos. Após quatro aulas teóricas, os materiais produzidos, coletados ou cedidos por universidades foram apresentados na exposição “Uma viagem na história da vida com Arte e Biologia”. Este método também foi aplicado aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Geografia, das universidades UFRuralRJ e UFRJ, como exemplo de vivência didático-pedagógica de um método interdisciplinar. Como resultado, verificou-se o aprendizado dos alunos do Ensino Médio e a conscientização dos alunos da licenciatura sobre a importância atividades interdisciplinares para minimizar a fragmentação do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Gonçalves Duarte, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências (Geologia/Paleontologia-estratigrafia) pela UFRJ. Professora colaboradora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Claudia Maria Magalhães Ribeiro Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Departamento de Geociências, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica - Rio de Janeiro
Luana Graziella Bandeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro - Rio de Janeiro.
Lucio Caetano Carramillo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2005).
Marcos Pereira Gervásio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Departamento de Solos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica - Rio de Janeiro.
Maria Dolores Wanderley, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Departamento de Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro - Rio de Janeiro.

Referências

Alencar, E.O.C., William, R. 2011. A importância do ensino de Paleontologia e Evolução. Maiêutica 1(1): 27-29.

Almeida, L.F., Zucon, M.H., de Souza, J.F., Reis, V.S. 2013. Ensino de Paleontologia: uma abordagem não-formal no Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Sergipe. Terrae Didática 10:14-21.

Augusto T.G.S., Caldeira A.M.A., Caluzi J.J., Nardi, R. 2004. Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço. Ciência e Educação 10(2): 277 289.

Bicalho, V.D.L., Machado, L.R.S. 2015. O princípio da interdisciplinaridade na prática

de professores da disciplina Projeto Aplicado no Instituto UNA de Tecnologia. Educação Por Escrito, 6(1): 39-53.

Cachapuz, A.F. 2014. Arte e ciências no ensino nas ciências. Interacções, 31: 95-106.

Duarte, S.G., Arai, M., Passos, N.Z.G., Dolores, M.W. 2016. Paleontologia no ensino básico das escolas da rede estadual do Rio de Janeiro: uma avaliação crítica. Anuários do Instituto de Geociências da UFRJ, 39(2): 124-132.

Feistel, R.A.B.; Maestrelli, S.R.P. 2012. Interdisciplinaridade na formação inicial de professores: um olhar sobre as pesquisas em educação em ciências. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 5(1):155-176.

Ferreira, P. 2008. Contributos do diálogo entre a ciência e a arte para a educação em ciências no 1º CEB. Aveiro: Universidade de Aveiro. [dissertação de mestrado apresentado na Universidade de Aveiro].

Hartmann, A.M.; Zimmermann, E. 2007. O trabalho interdisciplinar no ensino médio: a reaproximação das “duas culturas”. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 7(2): 1-16.

Izaguirry B. B. D., Ziemann, D. R., Muller, R. T., Dockhorn, J., Pivotto, O.L., Costa, F.M., Alves, B.S., Ilha, A.L.R., Stefenon, V.M., Da Silva, S.D. 2013. A paleontologia na escola: uma proposta lúdica e pedagógica em escolas do município de São Gabriel, RS. Cadernos da Pedagogia. 7(13): 2-16.

Mendes, L.A.S., Nunes, D.F., Pires, E.F. 2015. Avaliação do conhecimento paleontológico com intervenção em escolas de ensino médio: um estudo de caso no Estado do Tocantins. Holos 31(8): 384-396.

Novais, T., Martello, A.R., Oleques, L.C., Leal, L.A., Da-Rosa, A.A.S. 2015. Terrae Didática 11(1): 33-41.

Plaza, J. 2003. Arte /Ciência: uma consciência. ARS (São Paulo), 1(1): 37-47.

Silva O.S., Rodrigues M.A. 2009. A interdisciplinaridade na visão de professores de química do ensino médio: concepções e práticas. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências, Florianópolis, Brasil. URL: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/781.pdf. Acesso 05.05.2018.

Silva, F.K.M., Hornink, G.G. 2011. Quando a Biologia encontra a Geologia: possibilidades interdisciplinaridades entre áreas. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 4(1): 117-132.

Silva Thiesen, J. 2008. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação 13 (39): 545-554.

Sousa, R.C.; Da Silva, I.R., Dos Santos, S.F., De Figueiredo, A.E.Q, Fortier, D. C., 2016. O ensino de Paleontologia nas escolas públicas estaduais de Floriano-PI na concepção dos docentes. Anais do III Congresso Nacional de Educação, Natal, Brasil. URL: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID10955_17082016193329.pdf. Acesso 05.05.2018.

Zucon, M. H. Vieira, F. S. Prazeres, M. F. F. Dantas, M. A. T. 2010. O ensino de Paleontologia e a percepção dos alunos do curso de Biologia da Universidade Federal de Sergipe. Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Aracaju, Brasil. URL: http://educonse.com.br/2010/eixo_05/E5-41.pdf. Acesso 05.05.2018

Publicado
2018-09-28
Como Citar
Duarte, S. G., Martins, C. M. M. R., Bandeira, L. G., Carramillo, L. C., Gervásio, M. P., & Wanderley, M. D. (2018). Experiência interdisciplinar na educação básica e na formação de professores: artes, biologia e geociências. Terrae Didatica, 14(3), 245-255. https://doi.org/10.20396/td.v14i3.8652424
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)