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Experiência interdisciplinar na educação básica e na formação de professores: artes, biologia e geociências
Cordões arenosos fluviais em vista aérea do Rio Tocantins, região entre Estreito e Carolina, Maranhão.
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Palavras-chave

Educação. Evolução. Paleontologia. Didático-pedagógico.

Como Citar

DUARTE, Sarah Gonçalves; MARTINS, Claudia Maria Magalhães Ribeiro; BANDEIRA, Luana Graziella; CARRAMILLO, Lucio Caetano; GERVÁSIO, Marcos Pereira; WANDERLEY, Maria Dolores. Experiência interdisciplinar na educação básica e na formação de professores: artes, biologia e geociências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 245–255, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i3.8652424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8652424. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A interdisciplinaridade melhora o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, um método mesclando “Arte, Biologia e Geociências” foi desenvolvido. O objetivo desde método era fazer com que os alunos do Ensino Médio de um colégio estadual representassem através da arte a origem do universo, do planeta Terra e da vida, seguindo a escala do tempo geológico e da evolução dos organismos. Após quatro aulas teóricas, os materiais produzidos, coletados ou cedidos por universidades foram apresentados na exposição “Uma viagem na história da vida com Arte e Biologia”. Este método também foi aplicado aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Geografia, das universidades UFRuralRJ e UFRJ, como exemplo de vivência didático-pedagógica de um método interdisciplinar. Como resultado, verificou-se o aprendizado dos alunos do Ensino Médio e a conscientização dos alunos da licenciatura sobre a importância atividades interdisciplinares para minimizar a fragmentação do conhecimento.

https://doi.org/10.20396/td.v14i3.8652424
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