Banner Portal
Geoparks: from conception to the teaching of geosciences
Cordões arenosos fluviais em vista aérea do Rio Tocantins, região entre Estreito e Carolina, Maranhão.
PDF

Palavras-chave

Education. Fieldwork. Geosciences teaching.

Como Citar

FORNARO, Alexandre; FERNANDES, Alexandre M. Geoparks: from conception to the teaching of geosciences. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 330–338, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i3.8653533. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8653533. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

The society of the 21st century is permeated by advances and diffusion of technologies that generate a way of life highly de-pendent on natural resources. This dependence requires a deep awareness of the importance of geodiversity and the education of the new generations and this is the way by which it will be possible to guarantee sustainable development. Geoparks are a new form of territorial management, whose characteristics are economic and social development based on the preservation and enhancement of geological and cultural heritage. This paper presents a discussion that involves this aspect in the relationship between geoparks and Geosciences teaching, divided into three parts: a discussion about the meaning of geoparks, followed by an analysis of the relationship between field work and geoscience teaching, and finally , it should be highlighted that geoparks can be excellent areas for field activities, which are essential to strengthen the understanding of geodiversity components and processes, without which the sensitization and perception of geoscientific concepts are limited. Geoparks can meet the demands of these areas for the teaching of geosciences in basic education.
https://doi.org/10.20396/td.v14i3.8653533
PDF

Referências

Bacci D.L.C., Piranha J.M., Boggiani P.C., Del Lama E.A., Teixeira W. 2009. Geoparque: estratégia de geoconservação e projetos educacionais. Geol. USP, Publ. Esp., 5:7-15

Boggiani P.C. 2010. A aplicação do conceito de Geoparque da UNESCO no Brasil e relação com o SNUC, Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Revista Patrimônio Geológico e Cultura, 1(1):1-4.

Bonito J., Macedo C.R., Pinto J.M.S. 1999. Metodo logia das actividades práticas de campo no ensino das geociências na formação inicial de professores: uma experiência em pinhel. In: VII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Actas, Faro: Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, p. 144-178.

Bonito J., Sousa, M. B. 1997. Actividades práticas de campo em geociências: uma proposta alternativa. In: III Encontro Nacional de Didácticas/Metodologias da Educação. Actas, Braga: Departamento de Metodologias da Educação do Instituto de Educação e Pscologia da Universidade do Minho, p. 75-91.

Brilha J.B.R. 2009. A importância dos geoparques no ensino e divulgação das geociências. Geol. USP, Publ. Esp., 5:27-33.

Buhay D.N., Best L.A. 2015. Informal learning at Stonehammer and English Riviera Geoparks. Geoheritage, 7:165-175. URL: DOI: 10.1007/s12371- 014-0125-9. Acesso 01.09.2017.

Caneiro C.D.R., Gonçalves, P. W., Cunha, C.A.L.S., Negrão O.B.M. 2008. 2008. Docência e trabalhos de campo nas disciplinas Ciência do Sistema Terra I e II da UNICAMP. Rev. Bras. Geoc., 38(1):130- 142. URL: http://ppegeo.igc.usp.br/index.php/rbg/ article/view/7572.

Carneiro C.D.R., Toledo M.C.M.de, Almeida F.F.M. de. 2004. Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica. Rev. Bras. Geoc., 34(4):553-560. URL: http://ppegeo.igc.usp.br/index.php/rbg/article/view/9787/9135.

D’Aquino C.A., Bonetti J. 015. Estratégias para o acompanhamento e avaliação de atividades práticas e saídas de campo em geociências. Terræ Didatica, 11(2):78-87. URL: http://www.ige.unicamp.br/ terraedidatica. Acesso 19.09.2017.

Dourado L. 2006. Concepções e práticas dos professores de Ciências naturais relativas à implementação integrada do trabalho laboratorial e do trabalho de campo. Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciencias. 5:1-21.

Eder W., Patzak M. 2004. Geoparks – geological attractions: A tool for public education, recreation and sustainable economic development. Episodes, 27(3):162-164.

EGN. European Geoparks Network. URL: http:// www.europeangeoparks.org/?lang=pt. Acesso 01.09.2017.

Esteves H., Fereira P., Vasconcelos C., Fernandes I. 2013. Geological Fieldwork: A study carried out with portuguese secondary school students. Journal of Geoscience Education, 61:318-325.

Gimarães G.B., Liccardo A. 2014. Geodiversidade, Patrimônio Geológico e Educação. In: Liccardo A., Guimarães G. B. Geodiversidade na educação. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2014. 136 p.

Jones C. 2008. History of geoparks. In: Burek C. V., Prosser C.D. eds. 2008. The history of geoconservation. Geol. Soc. London Spec. Publ. 300:1-5.

Liccardo A., Pimentel C.S. 2014. Geociências e Educação Ambiental. In: Liccardo A., Guimarães G.B. 2014. Geodiversidade na educação. Ponta Grossa: Estúdio Texto. 136 p.

Marques L., Praia J. 2009. Educação em Ciência: actividades exteriores à sala de aula. Terræ Didatica 5(1):10-26. URL: http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica. Acesso 19.09.2017.

Martini G. 2009. Geoparks… A Vision for the Future. Geol. USP, Publ. Espec. 5:85-90.

McKeever P.; Zouros N. 2005. Geoparks: Celebrating Earth heritage, sustaining local communities. Episodes, 28:4, p. 274-278.

Menegat R. 2009. Geoparques como laboratórios de ciências da terra. Geol. USP, Publ. Esp., 5:91-103.

Oliveira C. N. de, et al. 2013. Geoparques: uma proposta de educação ambiental. In: In: Enc. Nac. Pesq. Educação em Ciências, 9, Águas de Lindoia, SP, IX ENPEC. Atas... Águas de Lindoia, São Paulo.

Onary-Alves S.Y., Becker-Kerber B., Valentin P.R., Pacheco M.L.A. F. 2015. O conceito de geoparque no Brasil: reflexões, perspectivas e propostas de divulgação. Terræ Didatica, 11(2):94-107.

Piranha J. M., Lama E. A. D., Bacci, D. L. 2011. Geoparks in Brazil: strategy of geoconservation and development. Geoheritage, 3:289-298. URL: Doi 10.1007/s12371-011-0043-z. Acesso 19.09.2017.

Ruchkys U. Geoparques e a Musealização do Território: um estudo sobre o Quadrilátero Ferrífero. Geol. USP, Publ. espec., 5:35-46.

SÁ A.A., et al. 2006. Geoparque Aroura: um novo projecto para o desenvolvimento sustentado baseado na conservação e promoção do Património Geológico. In: VII Congresso Nacional de Geologia, Estremoz, Actas, Portugal, p. 893-896. URL: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/5265. Acesso 19.09.2017.

Schobbenhaus C., Silva C. R.da. 2012. O papel do Serviço Geológico do Brasil na criação de Geoparques e na conservação do patrimônio geológico. In: Schobbenhaus C., Silva C.R.da.(Orgs). Geoparques do Brasil: propostas. Rio de Janeiro, CPRM, v. 1.

Schobbenhaus C., Silva C. R.da. 2010. O papel indutor do Serviço Geológico do Brasil na criação de geoparques. In: I Fórum do Patrimônio Cultural. Atas, Ouro Preto.

Simón L.J., Catana M.M., Poch J. 2011. La enseñanza de la Geología em el campo: um compromiso de los Geoparques reconocidos por la Unesco. Revista de la Ensenanza de las Ciencias de la Tierra. 19(1) URL: https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=1892

Toledo M.C.M.de. 2005. Geociências no ensino médio brasileiro. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Geol. USP, Publ. Esp., 3:31-44.

UNESCO. United Nations Education, Scientific and Cultural Organization. 2014. Global Geoparks Network. Guidelines and criteria for National Geoparks seeking UNESCO’s assistance to in the Global Geoparks Network (GGN). URL: http:// www.europeangeoparks.org/wp-content/uploads/2012/03/Geoparks_Guidelines_Jan2014.pdf

UNESCO. United Nations Education, Scientific and Cultural Organization. 2016. UNESCO Global Geoparks. Celebrating Earth Heritage, Sustaining local Communities. Paris: UNESCO. URL: http://www. unesco.org/new/en/naturalsciences/environment/ earth-sciences/unesco-global-geoparks/

UNESCO. United Nations Education, Scientific and Cultural Organization. Site. URL: http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/ earth-sciences/unesco-global-geoparks/. Acesso 01.09.2017.

UNESCO Global Geoparks. Statutes Guidelines. URL: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/SC/pdf/IGGP_UGG_Statutes_ Guidelines_EN.pdf. Acesso. 09.09.2017.

Viveiro A.A., Diniz R.E.S. 2009. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência em Tela, 2(1):1-12. URL: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/ artigos/0109viveiro.pdf. Acesso 10.07.2017.

Zouros N. 2004. The European Geoparks Network. Geological heritage protection and local development. Episodes. 27(3).

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.