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Análise de mapas mentais na percepção de estudantes do Ensino Fundamental II sobre o solo
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Palavras-chave

Livro didático
Ensino formal
Percepção ambiental

Como Citar

VAL, Carla Deisiane de Oliveira Costa do; WOICIECHOWSKI, Thiago; CARVALHO, Hemilly Nogueira Ramos de. Análise de mapas mentais na percepção de estudantes do Ensino Fundamental II sobre o solo. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022031, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8670838. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8670838. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar o conhecimento sobre solo por meio da análise de mapas mentais realizados por 59 estudantes do ensino fundamental II. A pesquisa foi dividida em etapa I, caracterizada pela aplicação de mapas mentais e etapa II, definida pelos levantamentos bibliográficos e pesquisa documental nos livros didáticos. O elemento mais frequente nos mapas mentais foi solo com vegetação, seguido de solo como sustentação de plantas e perfil do solo, evidenciando o predomínio do conhecimento sobre as funções do solo e a relação entre cobertura vegetal e proteção do solo. Os estudantes possuíam conhecimento prévio sobre o solo e demonstraram entendimento da sua relação com outros elementos da natureza. Entretanto, a aplicação de mapas mentais podem indicar lacunas no ensino sobre o solo e apontar metodologias da área de educação em solos que podem ser aplicadas de forma efetiva no ensino fundamental II.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8670838
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