Banner Portal
Análise de mapas mentais na percepção de estudantes do Ensino Fundamental II sobre o solo
PDF

Palavras-chave

Livro didático
Ensino formal
Percepção ambiental

Como Citar

VAL, Carla Deisiane de Oliveira Costa do; WOICIECHOWSKI, Thiago; CARVALHO, Hemilly Nogueira Ramos de. Análise de mapas mentais na percepção de estudantes do Ensino Fundamental II sobre o solo. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022031, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8670838. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8670838. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar o conhecimento sobre solo por meio da análise de mapas mentais realizados por 59 estudantes do ensino fundamental II. A pesquisa foi dividida em etapa I, caracterizada pela aplicação de mapas mentais e etapa II, definida pelos levantamentos bibliográficos e pesquisa documental nos livros didáticos. O elemento mais frequente nos mapas mentais foi solo com vegetação, seguido de solo como sustentação de plantas e perfil do solo, evidenciando o predomínio do conhecimento sobre as funções do solo e a relação entre cobertura vegetal e proteção do solo. Os estudantes possuíam conhecimento prévio sobre o solo e demonstraram entendimento da sua relação com outros elementos da natureza. Entretanto, a aplicação de mapas mentais podem indicar lacunas no ensino sobre o solo e apontar metodologias da área de educação em solos que podem ser aplicadas de forma efetiva no ensino fundamental II.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8670838
PDF

Referências

Barbosa Neto, M. V., Pessôa, A. L. C. B., Silva, D. F., & Nascimento, D. S. (2019). Solos, aprender e conservar: Promoção da educação em solos através de oficinas itinerantes em escolas da Educação Básica em áreas urbanas e rurais. Revista Caravana. Diálogos entre Extensão e Sociedade, 4(2), 76-94. URL: http://caravana.ifpe.edu.br/index.php/caravana/article/view/397/0. Acesso 02.05.2022.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 229p.

Biondi, D., & Falkowski, V. (2009). Avaliação de uma atividade de educação ambiental com o tema “solo”. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 22, 202-215. URL: https://seer.furg.br/remea/article/view/2811. Acesso 12.02.2022.

Brasil. Ministério da Educação. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Apresentação dos temas transversais: meio ambiente e saúde. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental.128p.

Brasil. Ministério da Educação. (2021). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. URL: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso 02.05.2022.

Carrillo, A. C., & Biondi, D. (2007). A conservação do papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis) no estado do Paraná - uma experiência de educação ambiental no ensino formal. Revista Árvore, 31(1), 113-122. doi: 10.1590/S0100-67622007000100013.

Fernandes, E. L. (2019). Educação em solos para sensibilização ambiental no 4° ano do Ensino Fundamental. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 97p. (Dissert. Mestrado).

Frazão, J. O., Silva, J. M., & Castro, C. S. S. (2010). Percepção ambiental de alunos e professores na preservação das tartarugas marinhas na praia de Pipa-RN. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, 24, 156-172. URL: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3890. Acesso 29.07.2022.

Freitas, M. F. L. (2018) Projeto solo vivo: Experiências com solos na Educação Básica. Divers@, 11 (2), 103-113. URL: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3890. Acesso 18.02.2022.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 192p.

Guimarães, A. L. (2021a). Conquista: Solução educacional. Ensino Fundamental 6° ano. Ciências. Curitiba: PSD Educação. 348p.

Guimarães, A. L. (2021b). Conquista: Solução educacional. Ensino Fundamental 7° ano. Ciências. Curitiba: PSD Educação. 348p.

Guimarães, A. L. (2021c). Conquista: Solução educacional. Ensino Fundamental 6° ano. Geografia. Curitiba: PSD Educação. 348p.

Guimarães, A. L. (2021d). Conquista: Solução educacional. Ensino Fundamental 7° ano. Geografia. Curitiba: PSD Educação. 348p.

Lepsch, I. F. (2011). 19 lições de pedologia. São Paulo: Oficina de Textos.793p.

Lima, M. R. (2005). O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educação, 11(3), 383-395. doi: 10.1590/S1516-73132005000300004.

Lima, M. C. B., & Carvalho, A. M. P. (2008). O desenho infantil como instrumento de avaliação da construção do conhecimento físico. Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciências, 7(2), 337-348. URL: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen7/ART4_Vol7_N2.pdf. Acesso 15.03.2022.

Lima, M. R. (2020). Experimentos na educação em solos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. 218p.

Lopes Sobrinho, O. P., Silva, M. S., Paniago, R. N., Campos, V. M., Pereira, A. I. S., Aguiar, R., & Reis, M. N. O. (2020). Práticas pedagógicas dos professores de Geografia: Estratégicas didáticas com ênfase na educação em solos. Revista Ensino de Geografia, 3(1), 224-240. URL: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/242807. Acesso 18.08.2022.

Martins, V. M., Danzer, M., & Sanches, R. M. (2017). O solo no ensino fundamental: do livro didático à sala de aula. In: Encuentro de Geografos de America Latina, 16, La Paz-Bolívia. Anais... La Paz-Bolívia: XVI Encuentro de Geografos de America Latina, 2017. p. 1-13.

Muggler, C. C., Pinto Sobrinho, F. A., & Machado, V. A. (2006). Educação em solos: Princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 30(4), 733-740. doi: 10.1590/S0100-06832006000400014.

Oliveira, N. A. S. (2006). Educação ambiental e a percepção fenomenológica, através de mapas mentais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 16, 32-46. URL: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2779. Acesso 28.03.2022.

Oliveira, D. (2019). Proposta de projeto interdisciplinar de Educação em Solos para a educação básica: estudo comparativo entre os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e as funções do solo. São Paulo: Universidade de São Paulo. 170p. (Tese de Livre Docência).

Salazar, J. F., Silva, E. C., & Silva, P. C. (2019). A poesia como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem. In: Congresso Nacional da Educação, 5, 2019, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza, CE: V Congresso Nacional da Educação. p. 1-10. URL: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58695. Acesso 27.09.2022.

Santos, J. A. A. (2011). Saberes de solos em livros didáticos da educação básica. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa. 53p. (Dissert. Mestrado).

Santos, R. A. F., Blum, S. C., Santos, S. F. C. B., Soares, S. C., Cardoso, E. R. C., Ramos, E. G., & Zuliani, D. Q. (2019). Educação em solos no maciço de Baturité: Experiência com alunos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, 9(2), 52-60. doi: 10.21206/rbas.v9i2.8108.

Santos, J. D., & Catuzzo, H. (2020). O chão que você pisa: práticas itinerantes para o ensino de solos. Terræ Didatica, 16, 1-14. doi: 10.20396/td.v16i0.8657202.

Zanellato, D. C. (2015). Educação em solos no ensino fundamental de escolas públicas de Dois Vizinhos, PR. Dois Vizinhos: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 93p. (TCC).

Zinn, Y. L. & Skorupa, A. L. A. (2015). Uma abordagem para o ensino sobre materiais de origem do solo. Cadernos de Ciência & Tecnologia, 32(1/2), 223-238. URL: https://seer.sct.embrapa.br/index.php/cct/article/view/23315. Acesso 27.09.2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Terrae Didatica

Downloads

Não há dados estatísticos.