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Práticas pedagógicas para ensino sobre solos: aplicação à preservação ambiental
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Palavras-chave

Análise sistêmica. Solo. Água. Ensaios.

Como Citar

CUNHA, José Edézio da; ROCHA, Anderson Sandro da; TIZ, Greicy Jhenifer; MARTINS, Vanda Moreira. Práticas pedagógicas para ensino sobre solos: aplicação à preservação ambiental. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 74–81, 2015. DOI: 10.20396/td.v9i2.8637395. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637395. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Embora o solo seja um importante elemento da paisagem, considerado essencial para o desenvolvimento das atividades humanas, ele é pouco conhecido pela população, tanto aquela composta de pessoas que lidam com o solo no dia-a-dia, direta ou indiretamente, como é o caso dos agricultores, como aquela composta de pessoas que constroem suas moradias e edificações na superfície do terreno. O presente estudo, aplicado em 10 turmas de alunos de 5a série do ensino fundamental de três escolas públicas da cidade de Marechal Cândido Rondon, Oeste Paranaense, entre os anos de 2007 e 2008, relata e analisa resultados de práticas pedagógicas que focalizam ensaios de germinação de sementes, decomposição de diferentes tipos de materiais e de infiltração de água no solo, para investigar progressos na compreensão das propriedades dos solos e na construção de uma consciência ambiental. Conclui-se que as atividades suscitaram a compreensão do solo como componente da paisagem geográfica e ajudaram a aplicar conhecimentos teóricos apreendidos em sala de aula.

https://doi.org/10.20396/td.v9i2.8637395
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