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Material educacional multimídia interativo sobre movimentos de massa: produção e uso em sala de aula
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Palavras-chave

Material multimídia interativo. Processo de ensino e aprendizagem. Material didático.

Como Citar

MOREIRA, Mirley Ribeiro; RIEDEL, Paulina Setti; PASSARELLA, Samia de Moura; RAMOS, Cristhiane da Silva. Material educacional multimídia interativo sobre movimentos de massa: produção e uso em sala de aula. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 102–114, 2015. DOI: 10.20396/td.v8i2.8637420. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637420. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo descreve experiência de produção do material educacional multimídia interativo em código aberto, que objetiva estudar movimentos de massa. A investigação foi realizada por meio da observação do uso de CD educacional em sala de aula, apresentado em turmas de graduação de Ciências da Terra e Engenharia, e aplicação de questionários. Os dados foram graficamente catalogados. Os resultados obtidos sinalizaram que a produção de CDs educacionais facilita a compreensão e fixação da matéria, pois a interatividade desperta a curiosidade dos alunos e promove maior atenção e concentração. Um desafio na utilização do material é a necessidade de mudar o perfil do professor: se por um lado os avanços tecnológicos exigem que ele tenha respostas rápidas, precisas e imediatas para alunos com grande quantidade de informação e acostumados à velocidade da internet, por outro lado muitos docentes ainda se mostram refratários às mudanças, insistindo no estereótipo da relação professor-aluno.

https://doi.org/10.20396/td.v8i2.8637420
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